Home Futebol Oito times do Brasileirão Série B que não vão estar na Copa do Brasil em 2024

Oito times do Brasileirão Série B que não vão estar na Copa do Brasil em 2024

Quase metade dos times da segunda divisão não jogarão o torneio mata-mata na próxima temporada

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)
Oito clubes do Brasileirão Série B não jogarão a Copa do Brasil 2024

Troféu da Copa do Brasil. (Thais Magalhães/CBF)

Com a alteração feita pela CBF nos critérios de classificação para a Copa do Brasil, clubes com tradição no torneio não disputarão a edição 2024. Para se ter uma ideia, oito dos 20 participantes do Brasileirão Série B em 2024 estão fora do torneio mata-mata, entre eles o Santos, campeão em 2010.

PUBLICIDADE

Além do Santos estão fora da Copa do Brasil 2024: Avaí, Chapecoense, Ponte Preta, Guarani, Mirassol, Novorizontino e Vila Nova-GO.

No fim da temporada 2022, ficou decidido que a partir da edição 2024 não haverá mais vagas para os 10 primeiros colocados do Ranking Nacional de Clubes da CBF, como estava sendo feito há alguns anos.

PUBLICIDADE

A distribuição de vagas passou a ser feita pelo Ranking Nacional de Federações.

São Paulo e Rio de Janeiro, os dois melhores colocados no Ranking Nacional de Federações, têm direito a seis vagas cada um, todas saindo das competições estaduais. Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, a cinco cada; Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão, a três cada; enquanto os demais Estados a somente duas.

Importante lembrar que fora as competições estaduais, a Copa do Brasil segue reservando vagas para os clubes classificados à Copa Libertadores, aos campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B do do Brasileirao e clubes complementares do Brasileirão. O Corinthians, por exemplo, só se classificou à Copa do Brasil 2024 por ter sido o 13º colocado na competição por pontos corridos.