Foto: Pedro Vilela/Getty Images
Sim, podemos dizer que a temporada de 2023 do Palmeiras foi de altos e baixos, pois o Verdão conquistou o Paulistão e a Supercopa do Brasil no começo do ano, e aí vieram as eliminações traumáticas das Copas do Brasil e Libertadores, mas a ‘virada heroica’ no Brasileirão Série A lavou a alma dos torcedores Palestrinos.
Em uma retrospectiva, logo em janeiro, o Palmeiras conquistou pelo segundo ano seguido o título da Copa São Paulo, com a garotada vencendo o América-MG por 2 a 1, na grande decisão.
E, não parou aí os profissionais levaram o primeiro título do ano: o Palmeiras venceu o Flamengo por 4 a 3, em Brasília, e conquistou a Supercopa do Brasil.
Aí, vem abril e o Verdão tem atuação perfeita, goleia o Água Santa por 4 a 0, no Allianz Parque, e conquista também pela segunda vez consecutiva o Campeonato Paulista.
Meio do ano ‘entra’ com o Palmeiras irreconhecível e dizendo adeus a Copa do Brasil, perdendo para o São Paulo duas vezes, no Morumbi e no Allianz Parque. Esta foi a segunda vez seguida que o Verdão caiu para o rival na competição.
Um corte para outubro, talvez o mês que os torcedores do Palmeiras mais queriam esquecer dos últimos anos, pois depois de empatar novamente com o Boca Juniors, no Allianz Parque (primeiro jogo empate na Bombonera), nas disputas de pênalti, Sergio Romero brilha e o Verdão é eliminado ‘dolorosamente’ da Copa Libertadores.
O Verdão conquistou uma virada épica contra o Botafogo
Tem redenção? Tem sim, torcedor: já em novembro, o Palmeiras tem uma virada espetacular contra o líder Botafogo. Após sair perdendo de 3 a 0, o Verdão consegue virar o placar para 4 a 3 e diminui a diferença para o Glorioso na tabela de classificação.
Pronto, vem dezembro e o Palmeiras empata em 1 a 1 com o Cruzeiro, no Mineirão, e conquista pela 12° vez o Brasileirão Série A, disparado o maior vencedor da competição.
Por fim, com o título, o Verdão ‘leva’ a tríplice coroa (Brasileirão, Supercopa e Paulistão). Além disso, o time se garante novamente na Libertadores e disputará mais uma vez a Supercopa do Brasil em 2024.

