Home Basquete Com Embiid no topo e Doncic no top-5, NBA divulga ranking pelo MVP

Com Embiid no topo e Doncic no top-5, NBA divulga ranking pelo MVP

Principal prêmio individual da liga está acirrado e com amplo domínio de estrangeiros

Paulo Foles
Jornalista, amante da escrita e apaixonado por esportes. Falo sobre futebol internacional, nacional e esportes americanos, principalmente NFL e NBA. Santista e apreciador do bom futebol. Twitter: @PaulFoles
Joel Embiid, estrela do Philadelphia 76ers

(Foto: Divulgação Twitter / NBA)

Joel Embiid segue firme na briga pelo prêmio de MVP da temporada 2023/24. Nesta sexta-feira (12), o site oficial da NBA atualizou a corrida e o pivô do Philadelphia 76ers está no topo. Luka Doncic, do Dallas Mavericks, subiu uma posição no top-5; confira a atual situação:

PUBLICIDADE

1- Joel Embiid (Philadelphia 76ers)
2- Nikola Jokic (Denver Nuggets)
3- Shai Gilgeous-Alexander (Oklahoma City Thunder)
4- Luka Doncic (Dallas Mavericks)
5- Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks)

Atual MVP, Embiid lidera a liga em pontos, com 34,6 de média, além de 11,8 rebotes e seis assistências. Campeão da NBA no ano passado, Jokic vem logo em seguida, com 25,5 pontos, 11,8 rebotes e 9,2 assistências. Já Shai é o protagonista do OKC, que lidera a conferência oeste ao lado do Minnesota Timberwolves, e tem 31,4 pontos de média.

PUBLICIDADE

Doncic faz uma temporada brilhante individualmente, com 33,6 pontos, mas perde pontos na disputa por conta da campanha de Dallas, que tem 23 vitórias, 16 derrotas e ocupa apenas a sétima posição. Por fim, Antetokounmpo também está forte na briga com seus 31,2 pontos.

Completando o top-10, em ordem, aparecem os seguintes nomes: Jayson Tatum (Boston Celtics), Domantas Sabonis (Sacramento Kings), Anthony Davis (Los Angeles Lakers), Tyrese Haliburton (Indiana Pacers) e Kawhi Leonard (Los Angeles Clippers). É importante destacar que não há jogador dos Estados Unidos entre os 5 — Embiid foi naturalizado, mas é camaronês de origem.

A disputa está acirrada e deve prosseguir assim até o término da temporada regular. Vale lembrar que Embiid, o atual líder, pode perder no máximo oito jogos daqui até o fim da temporada, pois há uma cota mínima de partidas disputadas para estar elegível. Devido ao histórico de lesão do pivô, é possível que ele saia da corrida em algum momento.