Home Futebol Copa Africana de Nações: Gana em choque após derrota para Cabo Verde 

Copa Africana de Nações: Gana em choque após derrota para Cabo Verde 

Egito vai enfrentar os Black Stars em um jogo que deve decidir uma vaga no Grupo B, que é liderado pelos Tubarões Azuis

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.
Jamiro Monteiro, de Cabo Verde

Jamiro Monteiro celebra gol contra Gana hoje na CAN (IMAGO/Samuello Sports Images Gh)

O embate emocionante marcando o início do Grupo B na Copa Africana de Nações (CAN) colocou frente a frente Gana e Cabo Verde, em uma partida vibrante. Após um empate surpreendente do Egito contra Moçambique, todas as atenções se voltaram para esse jogo-chave, que prometia ser cheio de lances dramáticos e muita intensidade.

PUBLICIDADE

O começo avassalador dos Tubarões Azuis

Logo no apito inicial, os Tubarões Azuis deixaram claro seu espírito combativo, balançando a rede aos 17 minutos com um gol do habilidoso Jamiro Monteiro. A seleção de Gana, forçada a lidar com a desvantagem prematura, procurou maneiras de contra-atacar. 

A primeira etapa da partida foi ainda mais inflamada por um momento polêmico: Majeed Ashimeru marcou um gol que poderia mudar o rumo do jogo para Gana, contudo, aos 36 minutos. Porém, o lance foi anulado por um suposto impedimento.

PUBLICIDADE

Na busca por reverter o cenário, o time de Gana, também conhecido como Black Stars (Estrelas Negras, em inglês), entrou no segundo tempo determinado a epmatar o jogo. Dois jogadores com passagens marcantes pela Ligue 1, Jordan Ayew e Alexander Djiku, uniram forças e alcançaram o empate aos 56 minutos. Um cruzamento milimétrico de Ayew encontrou Djiku, que concluiu a jogada com êxito, trazendo novamente o equilíbrio ao marcador.

Cabo Verde, por sua vez, não diminuiu o ritmo e seguiu impondo um jogo de alta pressão. Assim, já nos acréscimos, foi a vez de Benchimol brilhar com uma jogada ousada, que culminou em uma assistência para Garry Rodrigues. Rodrigues não desperdiçou a oportunidade e encontrou o fundo da rede aos 92 minutos de jogo. O triunfo por 2 a 1 colocou Cabo Verde em uma posição promissora rumo à qualificação.

Já o famoso time de Gana ficou em uma situação delicada. Agora, os Black Stars têm uma montanha para escalar se querem garantir sua vaga — vão enfrentar o poderoso Egito —, o que deixa a partida ainda mais interessante. Os Tubarões Azuis, por sua vez, mostraram sua força, impondo ao Gana um jogo muito difícil. A luta no futebol africano está apenas esquentando, e promete ainda mais emoção e viradas conforme o torneio avança.

Salah evita vexame egípcio

Cabo Verde lidera o Grupo B após essa rodada emocionante. No mesmo grupo, o Egito escapou de uma derrota para Moçambique graças a um herói conhecido: Mohamed Salah. O atacante do Liverpool assegurou o empate em 2 a 2 com um gol de pênalti nos momentos finais da partida.