Home Futebol Cristian comenta qual o maior reforço do Corinthians na temporada e trabalho com Mano

Cristian comenta qual o maior reforço do Corinthians na temporada e trabalho com Mano

Ex-volante foi campeão paulista pelo clube há 15 anos em final contra Santos de Neymar

Victor Rocha
Tenho paixão pelo jornalismo esportivo. Trabalho há mais de 10 anos na área de comunicação e já escrevi para sites como R7, Yahoo! e atuei na agência de relações públicas CDI. Possuo formação em Análise de Desempenho pela CBF Academy e participei como pesquisador do livro Doutor Sócrates, de Andrew Downie.
Cristian, ex-jogador do Corinthians

Cristian em ação no amistoso de masters contra o Real Madrid em 2023 (foto: divulgação)

Há 15 anos, o Corinthians foi campeão do Campeonato Paulista após vitória sobre o Santos na final. Um dos grandes destaques daquela campanha foi o volante Cristian, que marcou um gol simbólico contra o São Paulo na semifinal, aos 48 minutos do segundo tempo. Em entrevista ao Torcedores.com, o ex-jogador falou sobre suas perspectivas para a temporada corintiana em 2024, os reforços do clube até o momento e como foi a experiência de trabalhar com o técnico Mano Menezes, além da atual fase de sua vida.

“As expectativas para 2024 são as melhores. Está acontecendo uma renovação dentro e fora de campo, então precisamos ter paciência com as possíveis dificuldades que possam surgir. Tudo mudou no clube, mas, independentemente disso e de patrocinador novo, o Corinthians sempre entra em campo para brigar por títulos”, aponta. 

A respeito das contratações feitas pelo Corinthians até o momento, Cristian surpreende ao indicar qual foi a melhor.

“Todos que vieram até o momento são jogadores que se destacaram em outras equipes, mas precisam entender o que é o Corinthians. Ao meu ver, o maior reforço até o momento são os atletas que permaneceram. Casos de Cássio, Fagner, Yuri Alberto, Maycon… Manter essa base faz diferença. Espero que os novos consigam se adaptar o mais rapidamente possível.”

Perguntado sobre os volantes do atual elenco, a posição que foi sua especialidade, o ex-atleta destacou um jovem que ainda está nas categorias de base. 

“O Moscardo vem crescendo bastante, não sei se continua. Gosto muito do Luiz Gustavo Bahia, do sub-20, que já foi convocado para a Seleção Brasileira de base. Acho que ele tem um potencial muito grande e dará muitas alegrias à torcida corintiana se tiver sequência”, acredita.

PUBLICIDADE

Cristian afirmou que o atual técnico da equipe, Mano Menezes, é o cara certo para conduzir o trabalho na temporada deste ano. Ele relembrou os momentos em que atuaram juntos, em 2008 e 2009.

“Quando o Mano pega a equipe desde o início da temporada, faz diferença. Ele consegue encaixar o time. O Mano é um cara muito correto, é direto com o jogador. São poucos que são assim. Gosto muito da maneira com que ele se relaciona com o jogador, tentando tirar o máximo. Ele me ajudou muito no Corinthians. A maneira com que ele faz os treinos e monta as equipes, é muito boa”, comenta.

Na final do Paulistão de 2009 em que o Corinthians se sagrou campeão, o Santos, adversário da final, tinha Neymar surgindo para o futebol. Cristian ficou marcado por ter anulado o atacante santista, mas divide o mérito com os companheiros da época.

“Naquela época, o Neymar surgiu muito bem, mas não só eu o marquei muito bem, e sim o time todo. Todos estavam muito bem. A melhor recordação é ser campeão com a camisa do Corinthians”, relembra.

O ex-volante afirma que os melhores momentos que viveu na carreira foram no Corinthians e no Fenerbahçe, clube turco para quem foi vendido pelo time do Parque São Jorge.

“Os melhores momentos que vivi na minha carreira foram no Corinthians e no Fenerbahçe, sem dúvida. Mas também fui feliz em vários outros clubes. Com o Paulista de Jundiaí no início da minha carreira, por exemplo, fui campeão da Copa do Brasil.”

Atualmente, Cristian acaba de concluir o curso de executivo de futebol da CBF e também se dedica a outras atividades, como acompanhar o filho Cristian Junior, que atua no sub-15 do Corinthians. 

“Acabei de terminar o meu curso de executivo de futebol da CBF e continuo a receber propostas para jogar. Tenho uma marca de roupas também, a CB16 Store, e estou investindo nisso. Também tenho acompanhado o meu filho que está na base do Corinthians. No entanto, entendo que preciso estudar muito para entrar no meio do futebol”, finaliza.

PUBLICIDADE