Home Futebol Grêmio atropela o São José e vence a primeira no Gauchão

Grêmio atropela o São José e vence a primeira no Gauchão

O Imortal se recuperou da derrota no fim de semana e goleou o Zequinha por 4 a 1, conseguindo os primeiros três pontos no Campeonato Gaúcho

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.
Soteldo fez seu primeiro jogo na Arena do Grêmio

Soteldo fez seu primeiro jogo na Arena do Grêmio (Reprodução/G1 RS)

O Grêmio realizou a sua primeira partida na Arena em 2024 nesta quarta-feira (24). Sem dificuldades, o Tricolor de Renato Gaúcho derrotou o São José por 4 a 1 pela segunda rodada do Campeonato Gaúcho. Os gols foram marcados por JP Galvão, Soteldo, Cristaldo e Reinaldo, com Fábio Rampi diminuindo de pênalti.

PUBLICIDADE

Com o resultado, o Imortal somou seus primeiros três pontos no Gauchão. Já o Zequinha segue com apenas um. Na próxima rodada, o Grêmio visita o Brasil de Pelotas no domingo (28) às 16h, no Bento Freitas. Um dia antes (27), o São José recebe o Juventude às 19h no Passo D’Areia. Os horários são de Brasília.

Renato Gaúcho escalou um sistema defensivo quase todo diferente com relação à derrota para o Caxias, à exceção de Reinaldo. O técnico promoveu a estreia do goleiro argentino Agustín Marchesín, vindo do Celta de Vigo. No miolo de zaga, ocorreu o retorno da histórica dupla Geromel e Kannemann, enquanto Fábio reapareceu na lateral-direita. O restante do time foi mantido.

PUBLICIDADE

A primeira grande oportunidade do jogo seria do São José. Numa cabeçada, Alessandro Vinícius obrigaria o estreante Marchesín a realizar a sua primeira grande defesa pelo Grêmio. Mas no minuto seguinte, o goleiro argentino se complicou numa saída de bola e quase sofreu o gol de cabeça do Zequinha.

Grêmio vê JP Galvão e Soteldo desencantarem

Vaiado pelos torcedores do Grêmio ao ter seu nome anunciado na escalação, JP Galvão enfim desencantaria com a camisa tricolor. Em bela jogada de Soteldo pela linha de fundo, o venezuelano serviu ao centroavante, que marcou de cabeça seu primeiro gol pelo Imortal aos 11 minutos de jogo. Grêmio 1 a 0.

O Grêmio seguiu no campo de ataque buscando ampliar o placar. JP Galvão criaria outra boa chance, ao chutar de fora da área. Mas o experiente goleiro Fábio Rampi fez bela defesa. O arqueiro do São José também evitaria em arremate desviado de Soteldo.

PUBLICIDADE

O venezuelano também faria seu primeiro gol com a camisa do Grêmio aos 34 minutos. A bola caiu no pé de Soteldo na grande área, com o baixinho mandando no canto direito rasteiro. Grêmio 2 a 0. Fábio Rampi ainda evitaria o terceiro em chute de Cristaldo, antes do intervalo.

Cristaldo e Reinaldo marcaram

O meia argentino conseguiria o 3 a 0 aos nove minutos do segundo tempo. Logo após mais uma arrancada de Soteldo pela esquerda, a bola sobraria para Cristaldo. O camisa 19 aproveitou a sobra da zaga para chutar desviado, vencendo o goleiro do São José.

PUBLICIDADE

Com a vitória assegurada, Renato Gaúcho fez uma troca tripla colocando em campo João Pedro, Nathan Fernandes e André Henrique nos lugares de Fábio, Galdino e JP Galvão, respectivamente. Na sequência, Soteldo perderia chance mandando na rede pelo lado de fora. Recuperado de lesões no joelho, Jhonata Robert substituiu Cristaldo.

Na reta final do jogo, Soteldo divertiu os torcedores gremistas com seus dribles. O venezuelano deixaria o gramado aplaudido, dando lugar a Dodi. O Grêmio faria 4 a 0 com Reinaldo, que recebeu de André Henrique e bateu cruzado, vencendo Fábio Rampi aos 37 minutos.

Falha do goleiro estreante

Ainda daria tempo de Marchesín bater roupa após conclusão de jogador do São José e cometer pênalti no rebote. A marcação foi muito contestada por Renato Gaúcho. O goleiro Fábio Rampi foi para a cobrança e deslocou o arqueiro argentino aos 41 minutos. 4 a 1. O zagueiro Fredson do Zequinha seria expulso nos últimos minutos ao levar o segundo cartão amarelo.

Depois da derrota para o Caxias no fim de semana, o Grêmio se recuperou com uma vitória tranquila na Arena. E de goleada!