Home Esportes Olímpicos Jogos Pan-Americanos ficam sem sede para 2027; entenda

Jogos Pan-Americanos ficam sem sede para 2027; entenda

Competição seria em cidade colombiana que não cumpriu acordos

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
A cidade de São Paulo é a favorita para receber a edição de 2031 dos Jogos-Pan Americanos

Reprodução/Instagram Panam Sports

Uma verdadeira “bomba” caiu sobre o esporte das Américas, na última quarta-feira, 3 de janeiro. Isso porque a cidade de Barranquilla, na Colômbia, não será mais sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027. Pelo menos, é o que informa a Panam Sports, órgão responsável pelas disputas esportivas em todo continente.

PUBLICIDADE

A razão alegada pela Panam Sports é a quebra de clausulas do contrato estabelecido, entre a autarquia e os dirigentes colombianos.

“Cabe salientar que no último 19 de outubro, em reunião realizada em Santiago, recebemos uma carta das autoridades colombianas pedindo uma extensão dos prazos para o cumprimento do acordo celebrado. A proposta foi aceita”, diz um trecho do comunicado oficial, divulgado no Instagram.

PUBLICIDADE

“Apesar disso, diante da nula capacidade, por parte do comitê organizador, de cumprir essas novas datas, foi tomada a decisão irremediável de se retirar a sede da cidade”, alega o documento.

O órgão esportivo estendeu os prazos até o último dia 30 de dezembro.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Panam Sports (@panamsports)

PUBLICIDADE

Colômbia foi a surpresa do quadro de medalhas em Santiago

O fato de se organizar a próxima edição dos Jogos Pan-Americanos, reforçaria o bom momento vivido pelo esporte do país, em termos continentais: a Colômbia terminou os últimos Jogos Pan-Americanos do Chile em 6º lugar com 101 medalhas no total: 29 de ouro, 38 de prata e 34 bronzes. Com o resultado, os colombianos ficaram na frente dos donos da casa, que terminaram na 8ª posição.

Colombianos também ficaram sem Copa do Mundo

Vale ressaltar que não é a primeira vez que o país vizinho fica sem uma competição importante internacional: em 1986, a nação iria ser a sede da Copa do Mundo de futebol, mas de maneira extraoficial, o clima de violência instaurado pelo narcotráfico vivia seu auge com as disputas entre os carteis de Medellín e Cali. Por esse motivo, a FIFA passou a competição para o México.