Home Mercado da Bola Veja quais clubes estrangeiros mais negociam jogadores para times brasileiros

Veja quais clubes estrangeiros mais negociam jogadores para times brasileiros

Apesar dos argentinos serem maioria estrangeira no Brasil, equipes do país vizinho não aparecem no topo do ranking

Beatriz Freitas Vera Cruz
Jornalista especialista em dar pitaco. Futebol feminino, futebol inglês e alemão e mais outros assuntos que convêm. Contato: [email protected]

Crédito: IMAGO / SOPA Images

Além de De La Cruz e Robert Rojas chegando do River Plate para Flamengo e Vasco, respectivamente, as vindas de Alexander Barboza do Libertad e Cristián Zapata do Atlético Nacional mostram que o futebol sul-americano sempre foi muito explorado pelo futebol brasileiro. Apesar dos argentinos serem a grande maioria em questão de estrangeiros, o levantamento do Apostagolos.com revela que o Nacional, do Uruguai, é o clube que mais vendeu estrangeiros para os clubes brasileiros.

PUBLICIDADE

Para o levantamento, a presença de estrangeiros nos 20 clubes da Série A de 2024 e dos quatro campeões brasileiros que jogarão na Série B foi consultada no site Transfermarkt e rechecadas nos sites O Gol e Wikipedia. Foram consideradas as contratações anunciadas até a manhã de quinta-feira (18). São eles: Athlético Paranaense, Flamengo, Botafogo, Cruzeiro, Internacional, Vasco, Atlético-MG, Corinthians, Grêmio, Santos, São Paulo, Fluminense, Palmeiras, Sport, Coritiba, Bahia, Vitória, Fortaleza, RB Bragantino, Juventude, Cuiabá, Criciúma, Atlético-GO e Guarani.

O top 5

Nacional – 33 jogadores

O Nacional lidera a lista com 33 estrangeiros vendidos para clubes brasileiros. Além do goleiro colorado Rochet e de Luisito Suárez na temporada passada, a chegada de Camilo Cándido, Gabriel Neves e Puma Rodríguez a Bahia, São Paulo e Vasco, respectivamente, aumentaram a quantidade. O time que mais comprou jogadores do Nacional foi o Grêmio, com seis.

PUBLICIDADE

Cerro Porteño- 25 jogadores

O segundo clube com mais vendas de estrangeiros para o futebol brasileiro é o paraguaio Cerro Porteño, com 25 jogadores, contando com a recente chegada de Damián Bobadilla ao São Paulo. O time que mais comprou jogadores do Cerro foi o Internacional, com quatro.

Peñarol – 23 jogadores

Fechando o top-3 temos o Peñarol. As transferências de Piquerez e Canobbio na temporada 2021/22 para Palmeiras e Athletico-PR, respectivamente, levaram a equipe uruguaia aos 23 estrangeiros negociados com clubes do Brasil. No caso dos aurinegros, são três estrangeiros na história do Atlético Mineiro, Internacional, Palmeiras e São Paulo .

Independiente – 23 jogadores

O Independiente ocupa o quarto lugar com os mesmos 23 estrangeiros que o Peñarol, já contando com o novo reforço do Criciúma, o uruguaio Baltasar Barcia. O Internacional é o que mais pegou estrangeiros do maior vencedor da Libertadores, com três.

Boca Juniors – 21 jogadores

Por fim, entre os cinco primeiros, aparece o Boca Juniors. Os xeneizes venderam 21 estrangeiros para clubes brasileiros na sua história, o último exemplo é o goleiro Rossi, do Flamengo. O clube que mais importou estrangeiros do atual vice-campeão da Libertadores foi o São Paulo, com três.

PUBLICIDADE

O top 10

Club Nacional – 33 estrangeiros
Cerro Porteño – 25 estrangeiros
Peñarol – 23 estrangeiros
Independiente – 23 estrangeiros
Boca Juniors – 21 estrangeiros
River Plate – 20 estrangeiros
Libertad – 16 estrangeiros
San Lorenzo – 16 estrangeiros
Atlético Nacional – 15 estrangeiros
Club Universidad de Chile – 15 estrangeiros