Home Futebol Lewandowski decidirá seu futuro no Barcelona após final da temporada

Lewandowski decidirá seu futuro no Barcelona após final da temporada

Clube catalão vê atacante como um dos seus principais jogadores; Xavi diz que o time segue na briga para vencer a La Liga

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.
Robert Lewandowski

Lewandowski pode sair do Barcelona antes do final da temporada (IMAGO/ZUMA Wire)

A primeira temporada de Robert Lewandowski no Barcelona começou de forma promissora, mantendo um alto nível de desempenho até a Copa do Mundo no Catar.

PUBLICIDADE

Depois desse momento, no entanto, o que se viu foi uma queda considerável no rendimento do craque polonês. O atual calendário também tem sido desafiador para o centroavante, que parece ter perdido a confiança e a eficácia que o caracterizaram por tantos anos.

O atacante de 35 anos tem sido um ponto central nas discussões dos aficionados por futebol – alguns o defendem; outros, criticam. 

PUBLICIDADE

A mídia, por sua vez, não poupa o Lewandowski. Agora, o site polonês Goal afirma que surgiram especulações sobre uma possível saída antecipada do camisa 9 do time catalão, que poderia ser efetivada já ao final desta temporada. 

Em situações anteriores, o clube pressionou outros jogadores a mudarem de equipe, mesmo quando não era essa a vontade dos atletas. Acredita-se que o mesmo poderia ocorrer com o polonês.

Entretanto, segundo informações do jornal espanhol Sport, o Barcelona tomou uma decisão completamente diferente. Apesar da queda na performance, o atleta de 35 anos ainda é visto como uma figura importante no vestiário e conta com plena confiança do técnico Xavi Hernández. Os catalães não planejam forçar uma saída de Lewandowski e tampouco pressionarão sobre a sua escolha futura.

Após um período desafiador, há expectativas de que o artilheiro possa decidir seu próprio futuro, talvez buscando um local onde possa desenvolver sua carreira longe dos holofotes intensos e da pressão exorbitante. Garantir a melhor rota para o progresso pessoal e profissional do jogador parece ser a prioridade, especialmente considerando as exigências do alto nível do esporte. A decisão final está nas mãos do próprio atleta, que determinará onde se sentirá mais confortável para jogar. 

PUBLICIDADE

Xavi na corda bamba

Esses boatos sobre uma possível saída de Lewandowski ocorrem em um momento no qual o Barcelona enfrenta uma forte crise, principalmente depois de ser derrotado pelo Real Madrid na Supercopa da Espanha, disputada na Arábia Saudita. 

Xavi segue contestado no cargo. Ao ser questionado sobre o futuro do clube, o treinador deixou claro: “O Barcelona não pretende jogar a toalha”. Para ele, seu time segue na disputa pelo título da La Liga. Porém, hoje a equipe está com 44 pontos e na 3ª posição, atrás de Real Madrid (51) e Girona (52), respectivamente.

Apesar da considerável distância para o líder, o comandante se mostra otimista. “Temos que ser realistas e eu sou um realista otimista”, afirmou, em declarações reproduzidas pelo jornal madrilenho Marca.

“Temos 18 jogos pela frente. Vamos à luta! Não vamos jogar a toalha. No ano passado, o Real Madrid ainda estava na disputa pelo título, então por que nós não podemos continuar na luta até o final?”, indagou o técnico espanhol.

PUBLICIDADE

Na próxima rodada da La Liga, no fim de semana, o Barcelona receberá o Villarreal. Antes disso, visita o Athletic Bilbao nesta quarta-feira (24), às 17h30, nas quartas de final da Copa do Rei da Espanha.