Home Futebol Newcastle United perde Joelinton por seis semanas; saiba mais 

Newcastle United perde Joelinton por seis semanas; saiba mais 

Time de Eddie Howe vai enfrentar amanhã o Manchester City, um dos mais difíceis adversários da Premier League, sem um dos seus principais jogadores; brasileiro sofreu lesão no quadríceps

Por Renato Roschel em 12/01/2024 09:00 - Atualizado há 2 anos

Joelinton sente lesão em jogo do Newcastle contra o Sunderland (IMAGO/Focus Images)

A lista de preocupações do treinador Eddie Howe aumentou consideravelmente com a notícia de que não poderá contar com Joelinton, um dos seus principais jogadores no Newcastle United, nas próximas semanas. O meio-campista brasileiro sofreu uma lesão no músculo da coxa e vai se afastar dos gramados.

A notícia caiu como uma bomba no vestiário e foi um verdadeiro baque para a moral da equipe, que amanhã enfrenta o poderoso Manchester City no St James’ Park.

A temporada vinha sendo muito positiva para Joelinton, que se firmou como peça importante no esquema tático de Howe no Newcastle United. No entanto, esse revés muscular coloca o jogador fora de ação, justo quando sua presença é mais necessária no St James’ Park.

O atleta, que já vestiu a camisa da seleção brasileira em cinco oportunidades, terá um período de recuperação que, segundo as previsões médicas, o manterá longe dos gramados por várias semanas, representando um período complicado para a equipe inglesa.

As notícias sobre sua condição não são nada animadoras. A lesão o deixará fora por pelo menos seis semanas. É um golpe pesado para nós, pois Joelinton é um atleta fundamental. Ele sofreu uma contusão no tendão do quadríceps. O jogador está bastante frustrado, e nós compartilhamos desse sentimento”, declarou Howe em entrevista coletiva.

Newcastle x Manchester City

No sábado, o Newcastle enfrentará o Manchester City no St James’ Park pela Premier League. O jogo pode definir o futuro da equipe de Eddie Howe. Um resultado ruim em casa certamente vai diminuir muito as chances de se classificar para a próxima Champions League.

Tudo isso porque o Newcastle iniciou a temporada com aspirações elevadas, mas parece que a equipe não está conseguindo corresponder plenamente a essas expectativas. No campeonato, a sequência de jogos sem vitória vem afetando negativamente o ânimo geral. 

Agora, com a lesão de um de seus principais jogadores, o cenário fica ainda mais complicado. 

A campanha do Newcastle United nesta temporada está longe do que o time atingiu em 2023/24. Agora, o clube precisa lidar com um calendário mais exigente e o desafio de múltiplas competições. 

Além disso, não é só Joelinton que desfalcou a equipe nesta temporada. O time já enfrentou, em razão do calendário cheio, várias lesões em seu elenco, um fator que está inegavelmente impactando seu desempenho. 

Embora o plantel seja razoavelmente equilibrado e tenha certa profundidade, há uma carência de jogadores de calibre internacional e quando um deles não está em campo a equipe sente muito. 

Ao longo da temporada, esconder esses problemas com muita luta e espírito de equipe é uma estratégia que pode até funcionar com times menores, mas não para os grandes jogos.

Na tabela da Premier League, o Newcastle United está em nono lugar, longe das posições de classificação para a Liga dos Campeões. Embora isso não represente um desastre, esperava-se que o desempenho fosse melhor.

Não por acaso, o técnico Eddie Howe vem reclamando constantemente da necessidade de trazer novos jogadores para a equipe. 

Apesar desse quadro, nesta temporada, o Newcastle já conseguiu uma vitória sobre o Manchester City pela EFL Cup — a Copa da Liga Inglesa ou Carabao Cup.

Porém, nos últimos 32 confrontos da Premier League, o Newcastle conquistou apenas uma vitória diante do City. Sem Joelinton, essa missão se torna ainda mais difícil. 

O histórico de confrontos entre Newcastle e Manchester City mostra certa rivalidade com 73 vitórias para os magpies contra 76 triunfos para os cityzens. No entanto, apesar de equilibrada historicamente, a balança tende a favorecer o Manchester City nos últimos anos da Premier League, nos quais o atual time de Guardiola têm sido mais efetivo.

Exit mobile version