Home Outros Esportes NFL: Seahawks dispensam Pete Carroll após 14 temporadas

NFL: Seahawks dispensam Pete Carroll após 14 temporadas

Pete Carroll encerra trajetória nos Seahawks com 137 vitórias e um Super Bowl; assume novo papel de conselheiro na franquia

Luís Martinelli
Colaborador de esportes americanos do Torcedores.com. Jornalista formado pela Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos) de São José do Rio Preto - SP.
NFL: Seahawks dispensam Pete Carroll após 14 temporadas

Rick Scuteri/AP Photo

O Seattle Seahawks anunciou a saída do técnico Pete Carroll nesta quarta-feira (10), encerrando assim a sua passagem de 14 anos à frente do time. A notícia foi reportada inicialmente pelo jornalista da ESPN dos Estados Unidos, Adam Schefter, e confirmada posteriormente pela franquia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Após reuniões cuidadosas e consideração ponderada pelo melhor interesse da franquia, concordamos amigavelmente com Pete Carroll que seu papel evoluirá de treinador principal para permanecer na organização como conselheiro”, declarou o presidente dos Seahawks, Jody Allen, em um comunicado. “Pete é o treinador mais vitorioso na história dos Seahawks, conquistou o primeiro título do Super Bowl para a cidade e criou um impacto imenso, tanto no campo quanto na comunidade”.

Na temporada de 2023, o Seattle terminou com campanha de nove vitórias e oito derrotas, ocupando a terceira posição da divisão Oeste da Conferência Nacional. A equipe tinha chance de garantir uma vaga nos playoffs até a semana 18, mas uma combinação de resultados deixou o time fora da pós-temporada pela segunda vez em três anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Carroll assumiu o cargo de head coach dos Seahawks em 2010, após passar nove anos como treinador principal da University of Southern California (USC). Antes disso, de 1997 a 1999, ele liderou o New England Patriots. Em sua primeira temporada, levou o Seattle aos playoffs, com retrospecto de 7-9, conquistando o título da NFC Oeste, marcando história na NFL

Após repetir a campanha no ano seguinte, sem alcançar as finais da NFL, os Seahawks selecionaram o quarterback Russell Wilson na terceira rodada do Draft de 2012, iniciando uma parceria de 10 temporadas. O auge foi na temporada seguinte. Os Seahawks conquistaram o Super Bowl XLVIII ao baterem o Denver Broncos por 43 a 8, no MetLife Stadium, em East Rutherford, no estado da Nova Jérsei, casa do New York Giants e do New York Jets.

Em 2013, os Seahawks chegaram novamente ao Super Bowl, mas foram derrotados pelos Patriots por 28 a 24 no Super Bowl XLIX, marcado pelo polêmico passe interceptado por Malcolm Butler. 

PUBLICIDADE

Na temporada de 2022, o time se classificou para os playoffs na primeira temporada sem Russell Wilson como quarterback, mas foi eliminado na rodada de Wild Card pelo San Francisco 49ers.

PUBLICIDADE

Carroll encerrou a sua passagem por Seattle com recorde de 137-89-1, um título de Super Bowl, duas vezes campeão da Conferência Nacional e cinco títulos da NFC Oeste.

Rumores indicam que Dan Quinn, atual coordenador defensivo do Dallas Cowboys e ex-coordenador dos Seahawks entre 2013 e 2014, pode ser considerado para suceder Carroll.

Better Collective