Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, em 2014. (Crédito: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images)
O Pacaembu não será palco da Copinha por mais um ano. O tradional estádio municipal passa por reformas desde junho de 2021 e tinha previsão de reinauguração nesta quinta (25), o que não ocorreu.
O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho costuma ser o local da decisão da Copa São Paulo de Futebol Júnior no aniversário da capital paulista. Porém, em reforma há cerca de dois anos e meio, os obras impossibilitaram a realização da final do torneio de base.
Atualmente, a empresa responsável por gerir o local, a Allegra Pacaembu, não crava uma data para o estádio voltar a ser aberto ao público. Em nota da empresa veiculada após o veto ao Paulo Machado de Carvalho, a reuinauguração está prevista para ‘este semetre’.
A previsão era de que o estádio estaria pronto para receber a derradeira partida da Copinha neste ano. O presidente da FPF, Reinaldo Carneiro, chegou a anunciar que o Pacaembu estaria pronto para sediar a final da Copa São Paulo em 2024.
“Não há nenhum indício da concessionária de que isso não vá ser concluído. Estamos deixando bem claro que é o estádio, o local, o gramado, os vestiários. Não está pronto o complexo inteiro, todos os camarotes. Mas o Pacaembu estará pronto no dia 25 de janeiro”, afirmou Carneiro no sorteio da Copa São Paulo em novembro de 2023.
Pacaembu é vetado e Copinha será decidida na Neo Química Arena
Apesar das declarações do dirigente, a própria Federação Paulista de Futebol teve que divulgar nota no dia 16 de janeiro anunciando que o estádio não teria condições de receber a competição. Com o veto, a FPF acabou estabelecendo a decisão da Copinha na Neo Química Arena, estádio do Corinthians.
A escolha da federação se deu com base no regulamento. Como o Corinthians vai encarar na final o Cruzeiro, a entidade optou pela realização na casa do Timão.
Assim, Corinthians e Cruzeiro e enfrentam logo menos, às 15 horas (de Brasília), na Neo Química Arena, na derradeira partida da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

