Jogadores do Palmeiras antes da partida contra o Boca Juniors na Copa Libertadores 2023 (Alexandre Schneider/Getty Images)
Na Libertadores de 2020, com sua final disputada em 30 de janeiro de 2021, em virtude da pandemia de Covid-19, o Palmeiras levantou seu segundo troféu da Libertadores na história. A partida icônica, encerrou décadas de jejum continental e colocou Abel Ferreira nos almanaques do clube. Entretanto, muitos jogadores que participaram deste momento inesquecível, continuam defendendo o Alviverde.
Palmeiras ainda conta com jogadores da Libertadores 2020
Em 30 de janeiro de 2020, após uma campanha com diversas vitórias e goleadas, o Palmeiras procurava voltar à Gloria Eterna no Maracanã. Do outro lado do gramado, o Santos, em uma partida bastante disputada sem nenhum gol nos primeiros 90 minutos.
Quando a decisão se encaminhava à prorrogação, Breno Lopes entrou no gramado para substituir Gabriel Menino. Em belo cruzamento de Rony, o atacante subiu mais alto que o defensor Pará, do Santos e conseguiu o bicampeonato do Palmeiras na Libertadores de 2020.
Inicialmente, Abel Ferreira escalou Weverton no gol, Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña na zaga. No meio-campo, contou com Danilo, Zé Rafael e Gabriel Menino. Finalmente na ofensiva, Raphael Veiga, Rony e Luiz Adriano. Na final histórica, o Palmeiras contou com a entrada de Alan Empereur, Patrick de Paula, Breno Lopes e Felipe Melo durante a partida.
Do elenco vencedor da Libertadores 2020, o Palmeiras renovou vários jogadores até o momento e muitos deles ocupam posições de titularidade até hoje. Entre os nomes que permanecem no Alviverde estão: Weverton, Gustavo Gómez, Zé Rafael, Gabriel Menino, Rony, Raphael Veiga, Marcos Rocha, Luan, Breno Lopes, Mayke e Dudu.
Desta forma, o Palmeiras comprova sua mentalidade no mercado da bola de continuar renovando com o elenco que traz resultados para o clube. A técnica é adotada até hoje pela diretoria, resultando em um time que se conhece há várias temporadas e continua faturando títulos.

