Home Mercado da Bola Ricardo Gareca é anunciado como novo técnico da seleção chilena

Ricardo Gareca é anunciado como novo técnico da seleção chilena

Treinador argentino comandará a Roja na sequência das Eliminatórias da Copa do Mundo e Copa América

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo
Chile

Seleção Chilena (Foto: Divulgação/ANFP)

Ricardo Gareca voltará a comandar o futebol de seleções. O treinador argentino já teria se acertado para comandar a seleção do Chile, segundo informa o jornal La Tercera, visando a classificação desta para as Eliminatórias da Copa do Mundo.

PUBLICIDADE

A ANFP, entidade que rege as estruturas do futebol chileno, já se acertou com o ‘Tigre’, segundo a publicação, e deve ser anunciado e apresentado nas próximas horas como treinador da ‘Roja’, que não vive boa fase na temporada e, recentemente, demitiu o compatriota Eduardo Berizzo.

Gareca receberá um salário milionário (US$ 3,5 milhões) por um contrato que, à princípio, dura até o final das Eliminatórias da Copa do Mundo. O acordo tem uma cláusula que permite sua renovação automática caso haja a classificação chilena para o Mundial a ser disputado em 2026 na América do Norte.

PUBLICIDADE

Além disto, o argentino também treinará o Chile na Copa América a ser realizada no meio de 2024, nos Estados Unidos. A estreia do novo treinador poderá ser em março, quando a Roja irá a Marselha para encarar a França em amistoso de preparação para o torneio continental.

Ex-treinador de clubes com o Vélez Sarsfield e o Palmeiras, onde teve curta passagem em 2014, Ricardo Gareca teve seu grande sucesso comandando o Peru, seleção a qual levou para a Copa do Mundo de 2018 e quase repetiu a dose em 2022. Tal campanha com a equipe peruana foi um dos incentivos para que o ‘Tigre’ fosse o escolhido para assumir o cargo, além da visão de um futebol mais ofensivo.

O Chile atualmente está em oitavo lugar na classificação das Eliminatórias, com cinco pontos somados até o momento, e que não estaria no próximo Mundial.