Cesar Greco/ SE Palmeiras
Neste domingo (28), às 18h00, Palmeiras e Santos se enfrentam em clássico válido pela terceira rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista, que será disputado no Allianz Parque, em São Paulo.
Os donos da casa vêm de um empate e uma vitória dentro da competição estadual, ocupando o segundo lugar no Grupo B.
Do outro lado, o Peixe lidera o Grupo A e busca manter os 100% de aproveitamento após vencer fora de casa o Botafogo-SP e, na sequência, a Ponte Preta, na Vila Belmiro.
Palmeiras x Santos: veja os palpites da mídia esportiva para o clássico https://t.co/HUKeHUWN3M pic.twitter.com/BYPk4VT7Jf
— Torcedores.com (@Torcedorescom) January 28, 2024
Palmeiras x Santos acontece hoje pela 350ª vez na história
Primeiro clássico das duas equipes na atual temporada, os dois rivais já se enfrentaram em 349 oportunidades, com ampla vantagem para o Verdão, que tem 150 vitórias contra 107 triunfos santistas, mais 92 empates.
Dessa forma, o Santos é o adversário que apresenta a maior desvantagem em confrontos diretos diante do time alviverde, com 43 vitórias a menos.
O clube da Vila Belmiro é também o que mais sofreu gols do Palmeiras, acumulando 584 bolas na rede. O Peixe anotou 485 tentos, o que confere ao Verdão um saldo positivo de 99 gols no retrospecto geral do clássico.
Palco do jogo deste domingo (28), o Allianz Parque já recebeu o “Clássico da Saudade” 13 vezes, desde que foi inaugurado em 2014.
Neste período, são nove triunfos palmeirenses, três igualdades e apenas uma vitória do Santos, que ocorreu no Campeonato Brasileiro de 2017.
Além disso, o Verdão está invicto há sete jogos dentro de seus domínios contra o rival alvinegro e vem de quatro vitórias consecutivas em sua arena, as duas últimas pelo placar de 1 x 0.
Pelo Campeonato Paulista, foram 195 jogos entre as duas equipes e a vantagem segue sendo bastante favorável ao Palmeiras, que registra 42 triunfos a mais. São 96 vitórias palmeirenses no clássico diante de 54 derrotas, mais 45 empates.
O primeiro e o último jogo
A primeira vez em que Palmeiras e Santos se enfrentaram foi há 109 anos, no dia 3 de outubro de 1915, em jogo amistoso realizado no campo do Velódromo, em São Paulo, e o Peixe goleou o então Palestra Itália (atual Palmeiras) pelo placar de 7 x 0.
O último “Clássico da Saudade” aconteceu em outubro do ano passado, pelo segundo turno do Brasileirão, com mando do Palmeiras na Arena Barueri, na Grande São Paulo.
Zé Rafael abriu o marcador, mas Tomás Rincón e Marcos Leonardo anotaram os gols que deram a vitória de virada para o Peixe por 2 x 1.
Por que “Clássico da Saudade”?
O confronto ficou conhecido por “Clássico da Saudade” em alusão aos grandes jogos disputados pelos dois clubes durante o auge do futebol brasileiro, na década de 1960.
De um lado o Palmeiras, liderado por Ademir da Guia, o “Divino”, um dos maiores ídolos da história alviverde.
Do outro lado, o famoso “time dos sonhos” do Santos de Pelé, considerado o maior jogador de futebol e o maior atleta de todos os tempos.
Paulistão, Europa e regionais: confira os jogos de hoje (28/1) https://t.co/gmb24b4O4H pic.twitter.com/UkHixbcCSQ
— Torcedores.com (@Torcedorescom) January 28, 2024

