Santos é punido pelo STJD por confusão após rebaixamento no Brasileirão Série A
Peixe terá problemas em partidas do Brasileirão Série B por conta de tal punição; saiba mais sobre o assunto
Escudo do Santos (Foto: Divulgação/Facebook Oficial Santos)
O Santos ainda nem começou a disputa do Brasileirão Série B e o time já terá problemas a lidar na competição. O clube foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta das confusões de seus torcedores na partida contra o Fortaleza, na última rodada do Brasileirão Série de 2023.
Nas informações do GE, o Peixe foi condenado pela Terceira Comissão Disciplinar do tribunal a ficar seis partidas da Série B com portões fechados por conta das brigas e confusões após a partida que rebaixou o time para a Série B. Tal punição acompanhará também uma multa de R$ 100 mil.
A punição do Santos foi baseada no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (‘deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto, invasão de campo ou lançamento de objetos no campo’), ao qual o clube foi denunciado. O jogo ficou marcado pelas brigas envolvendo torcedores e polícia, especialmente fora do estádio, com carros incendiados.
O STJD, através de seu procurador, Rafael Bozzano, queria a pena máxima (perda de mando de campo de dez partidas e multa) citando os casos anteriores de confusões envolvendo torcedores santistas na Vila Belmiro e que geraram também punições. Por outro lado, a defesa do clube pediu pela absolvição citando ‘desequilíbrio desportivo’ caso a pena fosse implementada e afirmando que o clube fez ‘todo o possível’ para coibir tais problemas.
Diante de muita discussão e divergência, a pena ficou estabelecida em seis partidas sem torcida, o que fará com que o Santos possa começar a Série B sem ter a presença de seu torcedor. O clube deve recorrer.

