Escudo do Santos (Foto: Divulgação/Twitter Oficial Santos)
O Santos pela primeira vez em sua história disputará o Brasileirão Série B em 2024. As temporada aquém do esperado nos últimos anos ainda deixaram o Peixe de fora de competições continentais e da Copa do Brasil, reduzindo as viagens neste ano.
Diante de todo este cenário, uma visão ‘positiva’ sobre a temporada 2024 está na questão da logítisca do Alvinegro Praiano. Segundo levantamento do portal GE, o time da Vila Belmiro jogará pouco fora do estado de São Paulo no ano por conta da ausências em outras competições além do Paulistão e do Brasileirão Série B.
Serão apenas 13 as partidas em que os santistas terão que deixar o estado no ano recém-iniciado. Todas elas serão durante a disputa da Série B, já que o fato de não jogar a Copa do Brasil ou torneios da Conmebol tirará a chance de, ao menos nos primeiros meses de 2024, o time de ter viagens mais longas.
Como jogará apenas o Paulistão, a questão logística do time não será atrapalhada, uma vez que os deslocamentos do Peixe serão dentro do estado, sem grandes distâncias.
Brasileirão Série B ‘paulista’ contribui na logítisca do Santos
Na segunda divisão deste ano, sete dos 20 clubes são oriundos do estado de São Paulo, com o Santos incluso. Assim, dos 38 jogos que fará na segunda divisão nacional, 12 serão confrontos interestaduais, contando partidas como mandante e visitante. Ao todo, serão 19 partidas em casa durante o torneio.
Em termos de viagens, a maioria delas não trariam, na avaliação do portal, grandes gastos em termos de deslocamento. Boa parte dos times que jogarão a segunda divisão estará em regiões as quais não estarão muito distantes do litoral paulista e isto deixaria as coisas mais fáceis para a movimentação do time.
Os deslocamentos mais longos seriam para a região Norte, onde jogará contra Amazonas e Paysandu. Em 2023, contando todas as competições em que disputou, o Peixe viajou para fora de São Paulo 20 vezes, sete a mais do que os jogos que terá longe do estado na nova temporada do futebol brasileiro.

