SPFC sofre com bola aérea no início da temporada
Tricolor Paulista mostra fragilidade pelo alto nas duas primeiras rodadas do Paulistão; problema sério para a comissão técnica corrigir
Diego Costa em ação em Mirassol x SPFC. (Guilherme Veiga e José Luis Silva/Ag. Paulistão)
O SPFC empatou contra o Mirassol na noite desta terça-feira (23), no Campos Maia, e após duas rodadas perdeu os 100% de aproveitamento no Paulistão. Assim como na estreia com vitória sobre o Santo André, o Tricolor voltou a sofrer com bolas aéreas.
Os dois gols sofridos pelo SPFC neste começo de temporada tiveram origem pelo alto.
Na estreia contra o Ramalhão, no Morumbis, o técnico Thiago Carpini levou a campo um esquema com dois zagueiros apostando em Diego Costa e Alan Franco. O Tricolor acabou sofrendo o empate com erro de posicionamento da dupla. Cléo Silva aproveitou o espaço deixado para testar de cabeça e vencer Rafael. Mais tarde, o São Paulo conseguiu a vitória, com gols de Luciano e Galoppo.
Diante do Mirassol, Carpini adotou o esquema com três zagueiros. Ferraresi fez parceria com Diego Costa e Alan Franco. O São Paulo saiu atrás do placar aos 38 minutos do primeiro tempo. Após batida de escanteio de Danielzinho, Luiz Otávio, livre de marcação, cabeceou para o gol. Antes do intervalo, a equipe visitante buscou o empate com Galoppo cobrando pênalti.
O início do São Paulo em 2024 é promissor. As dinâmicas ofensivas são bem interessantes e o time já mostrou que pretende tomar a iniciativa do ataque tanto dentro como fora de casa. Contudo, Carpini já deve ter observado que ponto frágil apresentado até aqui é a bola aérea defensiva.
Importante dizer que Arboleda, titular na maioria dos jogos de 2023, ainda não estreou nesta temporada por estar fazendo atividades com cargas controladas. O equatoriano tem como característica a força no jogo aéreo.
Próximo jogo do SPFC
O São Paulo volta a campo o próximo sábado (27), às 18h, no Morumbis, para encarar a Portuguesa, pela terceira rodada do Paulistão. O SPFC lidera o Grupo D, com quatro pontos ganhos, mas pode ser ultrapassado pelo São Bernardo, que enfrenta o Guarani nesta quarta (24), no Brinco de Ouro.

