Home Futebol Xavi anuncia que vai deixar o Barcelona ao final desta temporada

Xavi anuncia que vai deixar o Barcelona ao final desta temporada

Treinador e ídolo do clube está à frente da equipe desde novembro de 2021; sob seu comando o Barça conquistou o campeonato espanhol 

Redação Torcedores
Torcedores é hoje o maior portal independente de esportes do país. Atua da cobertura de diversos esportes, eventos e equipes. Nossa redação possui uma equipe formada por dezenas de editores e colaboradores especializados na cobertura esportiva.
Xavi Hernandez

Xavi Hernandez anunciou que vai deixar o comando do Barcelona ao final desta temporada (IMAGO/NurPhoto)

Xavi vai deixar o comando do Barcelona após o final da temporada. O treinador de 44 anos sofre com as críticas da mídia catalã e o fraco desempenho da equipe nesta temporada, o qual tem sido uma fonte de frustração. 

PUBLICIDADE

A derrota deste sábado para o Villarreal por 5 a 3, em casa, pela La Liga, foi mais um duro golpe para o técnico da equipe catalã. De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, pouco depois do embate, Xavi decidiu que deixará o clube quando o campeonato terminar.

A notícia da saída de Xavi se tornou o principal destaque do dia na mídia europeia.

PUBLICIDADE

“Quero comunicar que no dia 30 de junho de 2024, eu deixarei o Barcelona. O clube necessita de uma renovação, e como um torcedor do Barça, não posso aceitar a situação atual”, declarou Xavi em uma nota oficial divulgada pelo clube no portal X.

“É necessário um novo ímpeto para o clube, e a melhor decisão para todos é a minha saída do Barça”, afirmou Xavi, segundo o site Tipsbadlet.

O treinador lidera o time de Barcelona desde 6 de novembro de 2021. Durante seu comando, a equipe catalã voltou a ser campeã espanhola depois de quatro anos. Entre os títulos conquistados enquanto dirigia a equipe catalã, também figura um triunfo na Supercopa da Espanha.

PUBLICIDADE

Nesta temporada, o desempenho do Barcelona nesta temporada tem sido inconsistente. O time está em terceiro lugar na tabela da La Liga, 10 pontos atrás do Real Madrid e 8 pontos a menos que o Girona, que está na segunda posição. Além disso, o time foi eliminado da competição de copa nacional.

O destaque positivo tem sido a trajetória na Champions League, onde o Barcelona saiu como líder do seu grupo e se prepara para enfrentar o Napoli nas oitavas de final. Porém, mesmo com esse bom desempenho no principal campeonato europeu, Xavi não tem sido poupado pela mídia.

“Sinto que estou fazendo a coisa certa”, afirmou o treinador na coletiva após o jogo contra o Vilarreal. Segundo ele, “o ambiente atual está bastante negativo”. Xavi afirmou que sua decisão ocorre por ele não ver “soluções”.

“Há muito tempo venho ponderando sobre essa decisão. Não estava nos meus planos revelar isso hoje, mas já era um pensamento recorrente em minha mente”, revelou hoje o treinador.

PUBLICIDADE

À frente do comando técnico, Xavi dirigiu o time em 122 jogos, com um saldo de 76 vitórias, 20 empates e 26 derrotas. Sob sua liderança, a equipe teve uma média de 2,02 pontos por partida.