Home Futebol Zinedine Zidane recusa oferta para comandar seleção da Argélia

Zinedine Zidane recusa oferta para comandar seleção da Argélia

Ex-treinador do Real Madrid recebeu um convite da Federação Argelina de Futebol para se tornar o técnico da equipe nacional

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.
Zinedine Zidane

Zinedine Zidane não aceitou o convite para comandar a Argélia (IMAGO/ABACAPRESS)

A saída precoce e inesperada da seleção da Argélia da Copa Africana de Nações, ainda na fase de grupos, está produzindo uma reestruturação no futebol do país. Para boa parte da mídia do país, a seleção ficou muito aquém das expectativas dos torcedores argelinos. Esse fraco desempenho na CAN provocou, por sua vez, uma reavaliação técnica por parte da federação de futebol da nação do norte da África. 

PUBLICIDADE

O primeiro resultado dessa reavaliação foi, segundo o site Goal, a demissão de Djamel Belmadi, técnico que comandou o time na Copa Africana de Nações.

Agora, segundo uma reportagem do jornal L’Equipe, a federação do país africano teria feito uma proposta tentadora para Zinedine Zidane. O convite ao renomado ex-jogador e técnico, além de ser uma proposta financeiramente muito boa, também fez uso dos laços familiares do francês com o país. Os cartolas argelinos tentaram despertar assim um interesse de Zidane em comandar a equipe nacional. 

PUBLICIDADE

Entretanto, o francês optou por não aceitar a oferta, mantendo-se distante do banco de reservas da seleção africana.

Desde a sua saída do Real Madrid em 2021, Zidane tem estado afastado do cenário futebolístico. O ex-meio-campista é conhecido por sua excepcional e única gestão no clube espanhol, que abrangeu dois períodos: de 2016 a 2018 e depois de 2019 a 2021. Com ele no comando, o Real Madrid conquistou impressionantes três títulos da Liga dos Campeões e dois campeonatos nacionais, consolidando sua estatura como um dos treinadores mais respeitados do futebol atual.

Zidane na Ligue 1

Hoje, o nome de Zidane foi vinculado também à possível compra de um time francês pelo príncipe saudita Salman bin Abdulaziz Al Saud, o qual pretende se tornar dono de uma equipe da Ligue 1. Entre os possíveis alvos de compra estão o Olympique de Marseille e o Mônaco.

Em entrevista concedida recentemente à mídia francesa, o príncipe saudita disse: “Investir no futebol francês é uma boa opção. Olympique de Marselha e Monaco são bons times. Zinedine Zidane é um bom treinador e tudo é possível”.

PUBLICIDADE