Home Extracampo Após Klopp, Ange Postecoglou, do Tottenham, faz pesadas críticas à ideia do cartão azul

Após Klopp, Ange Postecoglou, do Tottenham, faz pesadas críticas à ideia do cartão azul

Treinador dos spurs acredita que manter um jogador fora da partida por dez minutos pode acabar por destruir o futebol

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.
Após Klopp, Ange Postecoglou, do Tottenham, faz pesadas críticas à ideia do cartão azul

Montagem - Yasser Bakhsh/Getty Images

A ideia da Fifa de colocar em prática a utilização de um cartão azul nas partidas oficiais de futebol em um futuro próximo (após testes) não foi bem recebida pela maior parte das pessoas envolvidas com o esporte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Após Jurgen Klopp fazer críticas à ideia, foi a vez do treinador do Tottenham, Ange Postecoglou, avaliar negativamente a medida, sendo ainda mais incisivo do que seu colega de profissão.

Na visão do australiano, não é necessária a medida, já que os árbitros já possuem instrumentos suficientes para lidarem com as infrações dentro de campo, avisando que a introdução do que chamou de “uma lixeira”, ou seja, o local em que o jogador ficaria por 10 minutos após ser punido com o cartão viria a destruir o futebol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A ideia da Fifa e da Ifab (órgão responsável pelas regras do futebol) seria introduzir o cartão azul como uma forma de punir certos tipos de faltas, como simulações ou protestos excessivos. Após receberem a nova punição, os atletas teriam que passar 10 minutos fora de campo. Confira o que Ange Postecoglou afirmou sobre isso:

“Já existe um remédio para a dissidência. Mostrar cartão amarelo ou mandar alguém embora, está nas regras. O quanto você tolera depende realmente de você. Adicionando outro, o que isso vai fazer? São graus de simulação? Ou é alguma dissidência ou magnitude de dissidência? É o que você diz ou o que você faz? O remédio já está aí”, comentou ele, que ainda sugeriu mudança:

“Se não estiver sendo aplicado ao nível em que as pessoas estão satisfeitas, faça-o. Essa é a mudança que você precisa fazer”, comentou.

PUBLICIDADE

Técnico do Tottenham acredita que a medida pode destruir o futebol

O treinador australiano dos spurs, que também não é um admirador do VAR, tendo feito várias críticas para a ferramenta, acha que a ideia de deixar um time com um jogador a menos irá destruir o ímpeto das partidas, diminuindo assim a qualidade dela:

PUBLICIDADE

“Estou em uma situação diferente de onde acho que o futebol está. Mas um time ficando reduzido a 10 homens por 10 minutos, você sabe o que isso vai fazer com o nosso jogo? Isso vai destruí-lo, cara. Você terá uma equipe sentada lá tentando perder tempo por 10 minutos esperando um cara entrar”, comentou, ainda fazendo críticas a Fifa.

“Todos os outros esportes estão tentando se organizar. Tudo o que estamos tentando fazer é seguir o outro caminho por algum motivo bizarro”, acrescentou Postecoglou.

Better Collective