Vitor Roque foi titular pela primeira vez, no time do Barcelona (foto: Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images)
Neste sábado (17), o Barcelona derrotou o Celta de Vigo por 2 a 1, no estádio Balaídos, em jogo válido pela rodada 25 do Campeonato Espanhol (La Liga). Lewandowski fez os dois gols do time catalão. Iago Aspas balançou as redes para o clube mandante.
Com o resultado, a equipe treinada por Xavi Hernández chegou aos 54 pontos e reassumiu o terceiro lugar.
Já o Celta de Vigo estacionou nos 20 pontos e está em 17° lugar. A distância para a zona de rebaixamento é de três pontos.
Primeiro tempo
O Barcelona teve Vitor Roque como principal novidade. O brasileiro recém-contratado foi titular pela primeira vez e formou trio de ataque com Lewandowski e Lamine Yamal.
A partida foi tecnicamente equilibrada no primeiro tempo, mas o time catalão dominou a posse de bola. Já o Celta de Vigo buscou o melhor posicionamento em campo para contra-atacar.
Lamine Yamal quase inaugurou o marcador aos nove minutos. Depois de receber um passe rasteiro, o jovem finalizou com o pé esquerdo para a defesa de Guaita.
O Celta de Vigo respondeu no minuto seguinte. Strand Larsen finalizou para a defesa de Ter Stegen, em lance de contra-ataque.
O artilheiro Lewandowski precisou de apenas uma chance para balançar as redes. Aos 44 minutos, o polonês chutou forte e abriu o placar.
Segundo tempo
As duas equipes voltaram diferentes do intervalo. O Celta de Vigo substituiu Carlos Domínguez por Unai Núñez. Já o Barcelona trocou Ronald Araújo por Iñigo Martínez.
O time da casa empatou aos dois minutos. Iago Aspas finalizou, mas a bola desviou em Koundé e traiu o goleiro Ter Stegen.
Vitor Roque foi substituído pelo compatriota Raphinha aos 13 minutos. Raphinha cobrou uma falta pra fora e teve uma finalização bloqueada.
O gol da vitória foi marcado nos acréscimos. Lewandowski converteu pênalti sofrido por Lamine Yamal. Esta foi a segunda cobrança do polonês. A primeira foi anulada.
Ficha técnica – Celta de Vigo x Barcelona
Data: 17 de fevereiro de 2024
Motivo: Campeonato Espanhol (La Liga)
Local: estádio Balaídos (Espanha)
Horário: 14h30 (horário de Brasília)
Celta de Vigo: Guaita; Mingueza (Kevin Vázquez), Starfelt, Carlos Domínguez (Unai Núñez) e Ristic (Manu Sánchez); Tapia, Fran Beltrán, Allende (Swedberg) e De La Torre; Iago Aspas e Strand Larsen (Douvikas) – treinador: Rafa Benítez
Barcelona: Ter Stegen; Koundé, Araújo (Iñigo Martínez), Cubarsí e João Cancelo; Frenkie De Jong, Christensen (Gündogan) e Pedri (Fermín López); Lamine Yamal (Oriol Romeu), Vitor Roque (Raphinha) e Lewandowski – treinador: Xavi Hernández

