Home Futebol Bayern de Munique perde mais uma e vê título da Bundesliga ficar distante

Bayern de Munique perde mais uma e vê título da Bundesliga ficar distante

Jogo foi marcado por protestos e mais uma expulsão no time bávaro; Thomas Tuchel segue enfraquecido no comanda da equipe

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.
Upamecano e Thomas Müller

Thomas Müller consola Dayot Upamecano após expulsão contra o Bochum na Bundesliga (IMAGO / Beautiful Sports)

A Bundesliga está um terreno de surpresas este ano, especialmente porque o Bayern de Munique, tradicionalmente dominante e onze vezes campeão seguido nos últimos anos, parece estar deixando escapar o título da temporada.

PUBLICIDADE

O time de Tuchel claudica enquanto o Leverkusen de Xabi Alonso, invicto na temporada, vai dando um show atrás do outro.

Na recente derrota de hoje para o VfL Bochum por 3 a 2, a situação se complicou muito para o gigante bávaro, segundo afirma o site SoccerNews

PUBLICIDADE

O jogo contra o Bochum era de suma importância para o Bayern de Munique, que já vinha de derrotas desanimadoras contra o Bayer Leverkusen na Bundesliga e Lazio na Champions League. Portanto, essa foi a terceira derrota seguida do gigante alemão.

O técnico Thomas Tuchel deu oportunidade ao zagueiro Matthijs de Ligt como titular, e a equipe começou com entusiasmo, abrindo o placar com gol de Jamal Musiala.

Contudo, o Bochum virou o jogo ainda no primeiro tempo, com Takuma Asano igualando o marcador e Keven Schlotterbeck levando a equipe da casa à frente. 

Partida interrompida

O jogo entre Bayern de Munique e Bochum teve uma pausa inesperada aos 25 minutos do primeiro tempo. O incidente foi desencadeado por torcedores que atiraram objetos no campo, sendo a maioria bolas de tênis.

PUBLICIDADE

O árbitro tomou a decisão de interromper o jogo e direcionar os jogadores para o túnel. O confronto foi retomado após uma breve interrupção.

O episódio foi mais um capítulo no âmbito de protestos dos torcedores na Alemanha. Os adeptos estão insatisfeitos com as notícias acerca de um novo contrato de transmissão. 25 dos 36 clubes da Bundesliga 1 e 2 aceitaram ceder uma parte dos direitos de gestão das partidas a entidades privadas. 

Há uma preocupação entre os fãs de que as partidas do futebol alemão possam seguir o exemplo da Espanha e da Itália e começar a ser realizadas no Oriente Médio. Essa possibilidade enfureceu os torcedores alemães, que costumam acompanhar de perto suas equipes. 

A Bundesliga, em 2023, teve uma média de mais de 40 mil torcedores por jogo. A marca mostra como os alemães gostam de acompanhar suas equipes e o motivo pelo qual ficam preocupados com a possibilidade de ter partidas levadas para outros países.

PUBLICIDADE

As manifestações não apenas na partida do Bayern, torcedores interromperam outros jogos da 1ª e 2ª divisões da Bundesliga, incluindo uma partida do Borussia Dortmund.

Os torcedores, é preciso reconhecer, têm se mostrado bastante criativos em seus protestos. Além das bolas de tênis, já foram usadas chocolates, moedas e até maçãs para causar pausas em diferentes jogos.

Upamecano recebe outro cartão vermelho

Quando o jogo retornou, o Bayern de Munique não conseguiu se recuperar da desvantagem, principalmente após Dayot Upamecano receber um cartão vermelho, repetindo o infortúnio vivido anteriormente em Roma, no jogo contra a Lazio pela Champions League, segundo o site Goal. 

Kevin Stöger aumentou a dor do Bayern marcando o terceiro gol de pênalti. Harry Kane ainda conseguiu diminuir para o Bayern, estabelecendo o placar final em 3-2 para o Bochum.

PUBLICIDADE

Com esta derrota, o Bayern fica com 50 pontos, enquanto o líder Bayer Leverkusen se distanciou com oito pontos a mais e doze rodadas restantes no campeonato.

Os comandados de Thomas Tuchel ainda lutaram para empatar o jogo e, aos 87 minutos, Harry Kane fez um gol de honra e levou o placar para 3 a 2. 

No entanto, o Bayern de Munique não conseguiu virar o jogo e saiu derrotado, aumentando para 8 pontos a distância que o separa do líder Bayer Leverkusen. A discussão sobre uma possível mudança no comando técnico do time de Munique está cada vez mais em voga.