Botafogo e Vasco definem última vaga para às semifinais do Carioca (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
A última rodada do Campeonato Carioca será disputada no próximo final de semana, já com três das quatro vagas para as semifinais definidas. A última delas estará entre dois rivais, Botafogo e Vasco, e apenas um poderá avançar para a parte decisiva do torneio.
Tal situação se deu diante da vitória do Nova Iguaçu sobre a Portuguesa-RJ por 2 a 1, que fez com que a equipe laranja conseguisse se juntar a Flamengo e Fluminense como semifinalistas da competição, deixando assim uma vaga aberta para que botafoguenses e vascaínos briguem por ela. E o Uol Esporte relata as situações de ambos quanto à vaga.
Se o Carioca terminasse agora, quem estaria classificado seria o Vasco, que é o quarto colocado com 19 pontos. O Gigante da Colina terá pela frente na última rodada a Portuguesa e depende apenas de suas forças para poder avançar para às semifinais.
Uma vitória vascaína sobre a equipe da Ilha do Governador dará a vaga ao Cruzmaltino. E mesmo derrota ou empate poderão classificar a equipe de São Januário, isto dependendo do resultado do jogo do Botafogo, que fará o Clássico Vovô com o Fluminense na última rodada da Taça Guanabara.
O Glorioso está em quinto na tabela do Carioca, com 17 pontos ganhos, e estaria fora das semifinais. Para poder obter a vaga, tem de vencer de qualquer maneira o já classificado Tricolor e torcer para que o Vasco não vença a Portuguesa-RJ.
Se ambos terminarem a primeira fase empatados em pontos (no caso de uma vitória do Fogão e empate do Gigante da Colina), o Botafogo tem a vantagem sobre os vascaínos nos critérios de desempate, por ter mais vitórias do que o Cruzmaltino (teria 6 a 5, hoje ambos estão empatados com cinco vitórias).

