Bruno Formiga no "Polêmicas Vazias" (Reprodução/Youtube)
Comandado por Bruno Formiga, o tradicional “Polêmicas Vazias”, do TNT Sports, elegeu o melhor goleiro da história do futebol.
Primeiro, Formiga começa o programa elegendo os três melhores e deixando claro que a disputa fica entre esses três.
“O melhor, o maior e o mais revolucionário é o mesmo cara. Para mim, a discussão de quem é o melhor fica limitada entre Neuer, Buffon e Casillas”, iniciou.
Então, Formiga diz que o melhor foi Manuel Neuer e tenta explicar com números e argumentos.
Posição de goleiro é a que mais evoluiu
Antes de começar a comparar esses três goleiros, o jornalista contextualiza, dizendo que a posição de goleiro evoluiu bastante. Até por isso, a tendência é que os melhores sejam deste século.
“O gol é o lugar onde teve a maior revolução no jogo. Os goleiros foram ficando mais altos, mais rápidos, mais ágeis. Tem a mudança da regra do recuo que impactou profundamente no jogo e na formação dos goleiros.”
“Mas, teve também uma segunda evolução, que foi uma evolução tática, técnica e de posicionamento dos goleiros. O gol nunca esteve tão protegido quanto agora. O goleiro tem os treinamentos mais modernos que você imaginar, desde a base”, disse Formiga.
Sobre Casillas e Buffon
Bruno Formiga apresenta bons números e elogia os dois goleiros, mas apresenta questões que tornam eles inferiores ao Neuer.
“Casillas ganhou 23 títulos, é extremamente vencedor, ganhou tudo pela Espanha e pelo Real Madrid, marca uma época, mas acho que tem questões. O fim de carreira é problemático, chegou até ir para o banco no Real Madrid.”
“O Buffon ganhou 28 títulos, também é altamente vencedor. Teve alguns momentos ruins, fez uma escolha pelo PSG que ninguém entendeu, não foi bem lá. E o Neuer não teve esses momentos”, disse.
Sobre Neuer
Então, o jornalista não poupa elogios ao exaltar o que, para ele, é o melhor goleiro da história.
“Neuer tem 37 anos e 31 títulos. Dos goleiros da “era moderna”, o Neuer é o mais vencedor. E o Neuer não teve fase ruim, desde que ele apareceu no Schalke. No Schalke, inclusive, foi indicado ao time ideal da UEFA. Depois, foi para o Bayern de Munique e se tornou bicampeão da Champions e campeão do Mundo, estando na seleção da Copa do Mundo e candidato a melhor do mundo. E, para muitos, deveria ter sido eleito, mas o Cristiano Ronaldo acabou levando.”
“O Neuer tem duas finais de Champions fantásticas, sendo elenco o melhor jogador da final de 2013. E também faz uma grande Copa do Mundo em 2014. O Neuer é expoente do jogo técnico e tático para goleiro. A questão física dele é boa também, ele tem 37 anos mas parece que tem 25. E o Neuer é o goleiro que tem menos falhas. Se você pesquisar ‘falhas do Manuel Neuer’ você vai ver pouquíssimas. Casillas e Buffon têm algumas”, pontua.
Revolucionário
Por fim, Formiga exalta a capacidade de Neuer de revolucionar a posição de goleiro e, principalmente por isso, ele se torna também o maior goleiro de todos os tempos.
“Quando eu falo de revolução no gol, o goleiro passa a participar do jogo, desde a construção. Lá atrás, desde os anos 40, 50, você já tem goleiros que jogavam um pouco mais adiantado. Mas isso vai a proporções estratosféricas com o Neuer. Por exemplo, o Higuita participava de uma maneira irresponsável. O Chilavert e o Rogério faziam gol de falta, mas era algo arriscado.”
“Agora, o Neuer, ele muda um padrão, da maneira como o goleiro se posiciona, como ele se conecta com a linha de defesa, como ele antevê jogada, como ele lê os espaços e como ele constrói jogo. O passe no Neuer não é bom para um goleiro. O passe é bom para um jogador de futebol. Para mim, o Neuer não é só o melhor goleiro dessa geração, ele é o melhor que o futebol já produziu, então ele acaba sendo um dos maiores e o mais revolucionário”, finalizou.
Veja o que disse Bruno Formiga na íntegra:

