Home Futebol Cinco times do Brasileirão Série A lideram os campeonatos estaduais; veja

Cinco times do Brasileirão Série A lideram os campeonatos estaduais; veja

Nem todos as competições dos estados que têm clubes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro são liderados por integrantes da elite deste ano

Daniel Linhares
Daniel Linhares é um dos editores do Torcedores.com. Com passe negociado junto à equipe ao final da temporada 2022, segue acumulando experiência e contribuindo para o time conquistar taças. Sempre atento aos assuntos futebolísitcos e os desdobramentos que vão além das quatro linhas.
Internacional x Flamengo no Brasileirão Série A 2023

Jogadores de Internacional e Flamengo em partida pelo Brasileirão Série A de 2023. (Créditos: Fernando Alves/Getty Images)

Os times do Brasileirão Série A podem ser considerados os mais fortes do país. No entanto, os campeonatos estaduais mostram que a rivilidade pode equipar as forças. Somente Athletico-PR, Bahia, Criciúma, Flamengo e Internacional possuem as melhores campanhas de seus respectivos torneios.

PUBLICIDADE

Há de se ressaltar que os campeonatos estaduais com representantes do Brasileirão Série A possuem fórmulas diversas de disputa. No entanto, Furacão, Esquadrão de Aço, Tigrão, Rubro-Negro e Colorado são os times da primeira divisão que lideram seus estaduais na tabela geral.

Os cinco times do Brasileirão Série A que estão na primeira colocação geral dos campeonatos estaduais

Coincidentemente, os clubes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro que lideram seus torneios têm a competição formulada em grupo único.

PUBLICIDADE

No Campeonato Paranaense, conta com a liderança do Athletico-PR. O Furacão está na primeira colocação do torneio do Paraná com 21 pontos em 9 jogos e somente um tento de vantagem em relação ao rival Coritiba.

Já no Campeonato Baiano, a primeira colocação está nas mãos do Bahia, mas não de maneira isolada. O Esquadrão de Aço soma os mesmos 13 pontos do Barcelona-BA, porém leva vantagem nos critérios de desempate e tem uma partida a menos.

Por outro lado, o Criciúma está em situação bem tranquila no Campeonato Catarinense. O Tigrão ostenta 18 pontos em 8 jogos e tem vantagem de cinco pontos em relação aos perseguidores.

O Campeonato Carioca tem disputa intensa de clubes do Brasileirão Série A pela liderança. Flamengo e Fluminense estão empatados com 18 pontos em 8 jogos, mas o Rubro-Negro leva a vantagem, e a primeira colocação, pelos critérios de desempate.

PUBLICIDADE

Por fim, no Campeonato Gaúcho, houve uma troca de clube da primeira divisão do Braisleirão na liderança. O Grêmo ostentava o posto, porém o Internacional arrancou e pegou a liderança, somando 19 pontos em 8 jogos, dois pontos a mais do que o rival tricolor.

Clubes da elite também lideram grupos dos estaduais

Apesar de não estarem na primeira colocação geral, tem clubes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro que são líderes dentro do formato das respectivas disputas. São os casos de Atlético-MG, Cruzeiro, Fortaleza, Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo.

Pelo Campeonato Mineiro, dividido em três grupos, o Galo é o primeiro colocado do Grupo B e a Raposa lidera o Grupo A. A liderança geral está nas mãos do América-MG.

Já no Campeonato Cearense, separado em duas chaves, o Fortaleza é o primeiro colocado do Grupo A. Porém, a liderança geral do torneio fica com o Ceará nos critérios de desempate

PUBLICIDADE

O Paulistão, por sua vez, tem nada mais do que três clubes do Brasileirão Série A na primeira posição de seus grupos.

Das quatro chaves do torneio, o Palmeiras lidera Grupo B com folgas, o Red Bull Bragantino é o primeiro no Grupo C e o São Paulo está na liderança do Grupo D. No entanto, a liderança geral está com o Santos, líder do Grupo A, mas acompanhado de perto pelo Verdão.