Home Futebol Corinthians: conheça a trajetória do técnico António Oliveira

Corinthians: conheça a trajetória do técnico António Oliveira

Treinador português que estava no Cuiabá deve ser anunciado em breve pelo Timão, relembre retrospecto

Beatriz Ojeda
Ex-atleta, formada em Letras e apaixonada por esportes desde sempre. Colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para aliar as duas grandes paixões.
António Oliveira é o novo técnico do Corinthians

António Oliveira é o novo técnico do Corinthians (Lucas Figueiredo/Getty Images)

António Oliveira deve ser anunciado em breve pelo Corinthians como seu novo técnico após a demissão de Mano Menezes. O treinador nascido em Lisboa, fez sucesso recente com o Cuiabá e viu sua carreira deslanchar no Brasil. A primeira oportunidade foi como auxiliar técnico de Jesualdo Ferreira no Santos e chega para seu primeiro grande desafio na carreira.

PUBLICIDADE

Quem é António Oliveira?

Inicialmente, o Corinthians havia negociado com Márcio Zanardi, atualmente no São Bernardo até descobrir que, por legislação da Federação Paulista o treinador não poderia comandar o clube no Paulistão. Logo, a diretoria justificou o equívoco e fechou com António Oliveira.

O treinador português teve uma curta carreira como jogador após ser revelado pelo Benfica e passar pelo Braga, Santa Clara, Casa Pia, Oriental e Fabril Barreiro e encerrar sua carreira em 2021. O pai de António Oliveira, Toni, é um dos maiores ídolos do Benfica e o ajudou nos seus primeiros passos como comandante.

PUBLICIDADE

Ainda como auxiliar, Oliveira esteve seis meses no Rudar, da Eslovênica. Em 2017, assumiu o Kazma do Kuwait como assistente do seu pai, Toni Oliveira. Após não terem seu vínculo renovado pela diretoria, o treinador partiu caminhos ao aceitar o convite de Jesualdo Ferreira no Santos B, de janeiro a agosto de 2020.

Em 2020, o técnico português chegou ao Athletico-PR após convite de William Thomas que conhecia o seu trabalho com o Santos. A comissão técnica de Paulo Autuori, mas em 2021 foi efetivado como treinador em passagem que durou nove meses com 58% de aproveitamento.

Na sequência, António Oliveira passou por um período como treinador do Benfica B antes de voltar ao Brasil. No Cuiabá, teve sua primeira passagem entre junho de 2022 até dezembro do mesmo ano. Posteriormente, dirigiu o Coritiba ente dezembro de 2022 a abril de 2023 para uma segunda passagem entre maio de 2023 a fevereiro de 2024.

A sua última passagem com os Dourados o colocou na mira do Corinthians. Com poucos reforços, o treinador português conseguiu que a equipe chegasse a uma vaga na sul-americana e derrotou importantes rivais no Brasileirão.

PUBLICIDADE