Home Futebol Corinthians tem relação com criação do uniforme do Real Madrid; entenda

Corinthians tem relação com criação do uniforme do Real Madrid; entenda

Timão e clube merengue têm ligação no passado por conta de inspiração para fundação e até para uniformes clássicos

Por Matheus Camargo em 29/02/2024 11:59 - Atualizado há 2 anos

Rudiger, Vasquez e Modric no Real Madrid (Divulgação / Real Madrid)

O torcedor do Corinthians sabe que o clube ganhou seu nome em homenagem ao clube inglês Corinthian FC, de Londres, que posteriormente se fundiu e hoje é o Corinthian-Casuals, da 7ª divisão inglesa. Porém, o que poucos sabem é que a origem do uniforme branco do Corinthians – que vem do Corinthian FC – é o mesmo do Real Madrid, segundo publicação do Goal.com.

Real Madrid se inspirou no Corinthian FC

O Real Madrid tem como uniforme tradicional a camisa, os shorts e os meiões todos brancos. Porém, em 1925, o Real passou a se vestir todo em preto, como um dos uniformes do Corinthian FC. O clube merengue então fez o mesmo naquele ano e então disputou a temporada com o uniforme inspirado no clube inglês.

Naquele ano, o Real Madrid foi eliminado pelo rival Barcelona na Copa do Rei com duas derrotas: por 5 a 1 e 2 a 0. Desde que isso ocorreu, o Real Madrid escolheu inverter suas cores e atuar somente de branco nas temporadas seguintes, se firmando como o clube merengue e ganhando o apelido de ‘Los Blancos’.

O Corinthian FC foi um clube inglês fundado em 1882, que ganhou o apelido de Lions ou Teachers. Para o clube, o uniforme com calções pretos significava “esportividade” e “jogo justo”, o que inspirou o Real Madrid e, claro, o Corinthians, que foi batizado com base no clube londrino.

A equipe se recusou a entrar no profissionalismo no começo do século XX e não se filiou à federação inglesa, por isso, não disputou a Copa da Inglaterra. O Corinthian FC tem resultados expressivos contra clubes conhecidos. Venceu Aston Villa, Blackburn Rovers, Derby County, e tem até hoje o marco de ter aplicado a maior goleada já sofrida pelo Manchester United, ao vencer em 11 a 3, em 1904. Em 1939, o Corinthian FC se fundiu com o Corinthian-Casuals, que enfim entrou na profissionalização.

Exit mobile version