Home Futebol Entenda como o retorno de Mayke pode ajudar Abel Ferreira no Palmeiras

Entenda como o retorno de Mayke pode ajudar Abel Ferreira no Palmeiras

Lateral-direito sofreu pancada na coxa e tem desfalcado o Palmeiras, mas recuperação se encontra no final

Beatriz Ojeda
Ex-atleta, formada em Letras e apaixonada por esportes desde sempre. Colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para aliar as duas grandes paixões.
Mayke, do Palmeiras, disputa a bola com Kaiki Bruno, do Cruzeiro, em partida do Brasileirão Série A 2023

Mayke, do Palmeiras, disputa a bola com Kaiki Bruno, do Cruzeiro, em partida do Brasileirão Série A 2023 (Pedro Vilela/Getty Images).

O Palmeiras de Abel Ferreira tem apresentado diversas escalações durante o Campeonato Paulista. O lateral-direito Mayke tem sido desfalque após apresentar problema na coxa e atualmente está na fase final da sua recuperação. A transição nos treinos do jogador é amplamente comemorada pela comissão técnica, que conta com o jogador para adaptar seu sistema defensivo após a lesão de Gustavo Gómez.

PUBLICIDADE

Mayke se torna peça importante na defesa do Palmeiras

O capitão Gustavo Gómez se lesionou na partida contra o Corinthians e teve um dedo do pé fraturado. Logo, na partida contra o Mirassol, Abel Ferreira escalou como dupla de zagueiros Luan e Murilo para a posição com Marcos Rocha pela lateral-direita, abrindo mão do esquema de três zagueiros.

A volta de Mayke pode influenciar para que Abel Ferreira consiga escalar o camisa 12 atuando como lateral-direito, enquanto Rocha fica como terceiro zagueiro. Desta forma, o treinador ficaria sem pressão enquanto não tiver Gustavo Gómez. É importante destacar que, desde o final de 2023, o Palmeiras usa uma formação com três zagueiros de origem e a lesão do lateral fez com que o sistema mudasse para a partida contra o Corinthians e contra o Mirassol.

PUBLICIDADE

A volta de Mayke proporcionaria que Marcos Rocha atue em outra função, mas que o time continue usando a escalação que rendeu o Campeonato Brasileiro, utilizando Luan e Murilo como peças faltantes para o esquema defensivo. Por outro lado, a mudança na zaga afetaria a formação usada no meio-campo recentemente, onde Abel Ferreira tem escalado Aníbal Moreno, Zé Rafael, Richard Rios e Raphael Veiga no setor criativo.

Logo, a disputa para a posição seria entre Richard Ríos, Gabriel Menino e Aníbal Moreno. Já Zé Rafael e Raphael Veiga são considerados peças fundamentais para o Palmeiras nas últimas temporadas. Entretanto, ainda não há certezas que, na partida contra a Portuguesa da próxima quarta-feira (28), Mayke esteja liberado para atuar como titular.