Léo Pereira é o principal nome da defesa do Flamengo em 2024 (Foto: Divulgação/Paula Reis/Flamengo)
O Flamengo, do técnico Tite, mostra que defensivamente é o melhor time do Brasil e os números falam por si só: apenas um gol sofrido nos nove primeiros jogos desta temporada.
Os números impressionam ainda mais, quando é lembrado que o time tem o melhor desempenho nos nove primeiros jogos da temporada desde 2015, marca que nem o time de 2020 de Jorge Jesus conseguiu alcançar.
E em comparação com o desastroso início de 2023, a defesa com peças que já estavam no elenco, provou que ajustes eram necessários para alcançar o máximo desempenho desta defesa, que tem como destaque o zagueiro Léo Pereira.
Defesa do Flamengo muda “da água pro vinho”
A defesa do Rubro-Negro carioca teve uma evolução mais do que clara, pelo menos em relação ao turbulento começo de 2023. A defesa que sofreu 11 gols em nove jogos com Vítor Pereira no comando, evoluiu nas mãos de Tite e viu esses números serem reduzidos drasticamente.
Mas a comparação não se resume apenas a 2023. Em outros anos, a defesa do time da Gávea não foi tão eficiente como atualmente é. Em 2022, foram sete gols sofridos nos primeiros nove jogos. Em 2021, foram seis gols.
Até mesmo o time de Jorge Jesus, no início de 2020, não teve a capacidade defensiva que Tite conseguiu colocar. Foram novamente sete gols em nove jogos disputados.
Ainda assim, é importante ressaltar que o Fla de 2024 não teve um começo de temporada com um calendário tão competitivo como nos anos anteriores, de disputas como Mundial de Clubes (2023), Recopa Sul-Americana (2020 e 2023) e Supercopa do Brasil (2020, 2022, 2023) .
Os anos anteriores à era “JJ” também não experimentaram tanta solidez na defesa. Em 2019, o Rubro-Negro sofreu seis gols em nove jogos. Já em 2018, foram cinco gols sofridos no mesmo período. Em 2016, foram apenas três gols e em 2015 o time levou seis gols.
Nem mesmo a defesa do início de 2017, que sofreu apenas dois gols, conseguiu bater a marca e a efetividade do setor atualmente, mostrando que o time poderia fazer mais com as peças que tinha em seu elenco. E fez. Se o Flamengo é perigoso ofensivamente, a defesa parece ser, ao menos, segura.

