Home Futebol Flamengo de Tite supera o de Jorge Jesus e tem a melhor defesa desde 2015; veja os números

Flamengo de Tite supera o de Jorge Jesus e tem a melhor defesa desde 2015; veja os números

O Rubro-Negro comandado por Tite sofreu apenas um gol em 2024

Luiz Henrique Santos
Olá, sou Luiz Henrique Santos, tenho 10 anos de experiência como produtor de conteúdo esportivo. Com formação em radialismo no SENAC Bauru e com passagens por The Playoffs, Rádio EsportesNET , atualmente no Torcedores.com, onde estou desde 2014, cobrindo finais de Sul-americano de Basquete e fiz especial de NFL Draft. Apaixonado por futebol e esportes americanos. Fotografia de rua é meu grande hobby.
Flamengo de Tite supera o de Jorge Jesus e tem a melhor defesa desde 2015; veja os números

Léo Pereira é o principal nome da defesa do Flamengo em 2024 (Foto: Divulgação/Paula Reis/Flamengo)

O Flamengo, do técnico Tite, mostra que defensivamente é o melhor time do Brasil e os números falam por si só: apenas um gol sofrido nos nove primeiros jogos desta temporada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os números impressionam ainda mais, quando é lembrado que o time tem o melhor desempenho nos nove primeiros jogos da temporada desde 2015, marca que nem o time de 2020 de Jorge Jesus conseguiu alcançar.

E em comparação com o desastroso início de 2023, a defesa com peças que já estavam no elenco, provou que ajustes eram necessários para alcançar o máximo desempenho desta defesa, que tem como destaque o zagueiro Léo Pereira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Defesa do Flamengo muda “da água pro vinho”

A defesa do Rubro-Negro carioca teve uma evolução mais do que clara, pelo menos em relação ao turbulento começo de 2023. A defesa que sofreu 11 gols em nove jogos com Vítor Pereira no comando, evoluiu nas mãos de Tite e viu esses números serem reduzidos drasticamente.

Mas a comparação não se resume apenas a 2023. Em outros anos, a defesa do time da Gávea não foi tão eficiente como atualmente é. Em 2022, foram sete gols sofridos nos primeiros nove jogos. Em 2021, foram seis gols.

Até mesmo o time de Jorge Jesus, no início de 2020, não teve a capacidade defensiva que Tite conseguiu colocar. Foram novamente sete gols em nove jogos disputados.

PUBLICIDADE

Ainda assim, é importante ressaltar que o Fla de 2024 não teve um começo de temporada com um calendário tão competitivo como nos anos anteriores, de disputas como Mundial de Clubes (2023), Recopa Sul-Americana (2020 e 2023) e Supercopa do Brasil (2020, 2022, 2023) .

PUBLICIDADE

Os anos anteriores à era “JJ” também não experimentaram tanta solidez na defesa. Em 2019, o Rubro-Negro sofreu seis gols em nove jogos. Já em 2018, foram cinco gols sofridos no mesmo período. Em 2016, foram apenas três gols e em 2015 o time levou seis gols.

Nem mesmo a defesa do início de 2017, que sofreu apenas dois gols, conseguiu bater a marca e a efetividade do setor atualmente, mostrando que o time poderia fazer mais com as peças que tinha em seu elenco. E fez. Se o Flamengo é perigoso ofensivamente, a defesa parece ser, ao menos, segura.

Better Collective