Taça do Brasileirão Série A. (Crédito: João Guilherme Arenazio/Getty Images)
O Brasileirão Série A reúne os 20 clubes do futebol brasileiro que são considerados a ‘elite’ do desempenho. Tanto que a maioria dos estaduais que têm representantes na primeira divisão são liderados por eles.
Ao todo, o Campeonato Brasileiro de 2024 tem equipes de 10 federações distintas. Entre elas, seis estão com clubes do Brasileirão Série A liderando o torneio estadual. Como alguns estaduais têm formato de grupos, foi considerada a classificação geral.
Em ordem alfabética, Bahia, Criciúma, Fluminense, Fortaleza, Grêmio e São Paulo são os primeiros colocados nas competições de seus respectivos estados.
Clubes do Brasileirão Série A que lideram estaduais estão em situações diferentes
Essa liderança das equipes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro não é absoluta em todos os estaduais. No caso dos Campeonatos Catarinense e Paulista, a primeira colocação está definida pelo saldo de gols.
Em Santa Catarina, o Criciúma detém a topo da tabela por levar a melhor diante do Avaí no critério. Já em São Paulo, o Tricolor fica com o posto de primeiro colocado por ter levado um gol a menos do que o Palmeiras, até o momento.
Por outro lado, também há estaduais que os clubes da elite do futebol brasileiro são mais absolutos. Grêmio, Fluminense, Fortaleza e Bahia ocupam as primeiras posições dos torneios de suas federações por diferença de pontos.
Em um recorte desses quatro, o Fluminense tem vantagem de três pontos em relação ao Botafogo, enquanto o Fortaleza está sobrando no Cearense, com 100% de aproveitamento.
Já no Campeonato Baiano, o Tricolor de Aço é acompanhado de perto pelo arquirrival, Vitória, que também estará no Brasileirão Série A 2024.
Por fim, no Campeonato Gaúcho, os times da primeira divisão do Campeonato Brasileiro dividem o ‘pódio’ do torneio. Enquanto o Grêmio é o líder, o Internacional ocupa a vice-liderança, seguido pelo Juventude na terceira colocação.
Apesar de não ser um dos líderes do Brasileirão Série A nos estaduais, o Athletico-PR está muito perto disso. O Furacão tem a mesma pontuação que o Maringá, líder, mas anotou três gols a menos e fica com a vice-liderança.

