Jayson Tatum, jogador do Boston Celtics, na NBA (Paul Rutherford/Getty Images)
Nesta terça-feira (13), o ala-pivô do Boston Celtics, Jayson Tatum, anunciou que a sua instituição, Jayson Tatum Foundation, recebeu um milhão de dólares (equivalente a R$ 4,97 milhões) da empresa de serviços financeiros SoFi para ajudar os habitantes da sua cidade natal, St. Louis, a comprarem suas casas.
A doação estabilizará o fundo de riqueza geracional da SoFi na fundação de Tatum, garantindo fundos para ajudar no pagamento de casas.
“Não consigo enfatizar o suficiente o quanto estou animado apenas sabendo quantas vidas e famílias podemos impactar”, disse o astro dos Celtics em entrevista à Associated Press. “E só consigo imaginar quanto isso teria impactado a mim e à minha mãe quando crescíamos”.
Tatum, de 25 anos, foi criado pela sua mãe, Brandy Cole-Barnes, que tinha apenas 19 anos de idade quando ele nasceu.
“Minha mãe e eu não sabíamos sobre investimentos ou contas de poupança quando estávamos crescendo. Mas, obviamente, quando cheguei à NBA, comecei a ganhar dinheiro, tivemos que fazer perguntas e aprender sobre as coisas”, contou a estrela do Boston. “E sempre foi importante para mim, mesmo quando era mais jovem. Eu apenas sabia que queria retribuir e ajudassem pessoas que se parecessem comigo e tivessem crescido como eu”.
A organização sem fins lucrativos de Tatum, estabelecida em 2017, no mesmo ano em que foi selecionado pelos Celtics na terceira escolha geral do Draft, realiza campanhas de arrecadação de brinquedos, distribui materiais escolares e promove acampamentos de basquete em St. Louis. Além disso,oferece bolsas de estudo para estudantes de ensino médio de St. Louis, juntamente com mentoria. O novo fundo faz parte de um programa que apoiará pais solteiros, uma ideia que Tatum afirma ter tido há muito tempo e estava esperando o momento certo para lançá-la.
“É sobre ter certeza que você está com as pessoas certas”, falou Tatum sobre seu trabalho filantrópico, o qual ele vê ser sobre mais do que apenas doar dinheiro.
“Sempre volto a St. Louis o máximo que eu posso, tão frequentemente quanto possível, especialmente no verão”, disse Tatum. “Apenas sabendo do impacto que posso ter em minha comunidade estando lá, presente”.
A SoFi contribuirá com fundos nos próximos três a cinco anos e a fundação determinará como selecionar os participantes, que não serão obrigados a contrair um empréstimo hipotecário por meio da SoFi. Entretanto, a SoFi oferecerá acesso a serviços e ferramentas de consultoria financeira a todos os participantes.
Eleito para o seu quinto Jogo das Estrelas na carreira, Tatum registra grandes médias de 27 pontos, 8,5 rebotes e 4,7 assistências, com aproveitamento de 47,4% nos arremessos de quadra, em 50 jogos disputados na temporada de 2023-24.
Os Celtics ocupam a primeira posição da Conferência Leste, com campanha de 41 vitórias e 12 derrotas, 5,5 jogos à frente do segundo colocado, Cleveland Cavaliers. A equipe de Boston jogará contra o Brooklyn Nets nesta terça-feira (13), no Barclays Center.

