Pochettino revela filosofia que o ajuda a lidar com a grande pressão no Chelsea
Treinador dos blues comparou sua função no comando do time à de alguém envolvido em negócios, citando importância de não ser afetado pela pressão
Pochettino comanda o Chelsea na beira do gramado (Reprodução/X/Chelsea)
O treinador argentino Mauricio Pochettino passa por um momento muito complicado no Chelsea. Contratado no início da temporada para ser o responsável por resolver os problemas nos blues e dar um “norte” para o projeto iniciado por Todd Boehly, o técnico vem tendo dificuldades para alcançar a parte de cima da tabela.
Devido ao gigantesco investimento feito pelo Chelsea, a pressão da imprensa é muito grande sobre Pochettino, que lida todas as semanas com cobranças e reclamações dos jornalistas e dos torcedores londrinos.
Obviamente, tudo isso exige muito no dia-a-dia do treinador e, para se manter em um clube de ponta como o Chelsea, o técnico precisa estar pronto para o alto nível de exigência. Durante entrevista coletiva nesta semana, Pochettino comentou sobre seu pensamento como profissional, que evita que sofra com as consequências de tantas cobranças:
“Para se concentrar em jogar futebol, você precisa ter a mente livre. Você não pode ser afetado por causa do mercado de ações em Nova York ou Tóquio, ou do clima em não sei onde, porque as fazendas não podem cultivar os cereais”, começou falando ele, ainda brincando com o fato de seu cabelo não ter ficado grisalho devido à pressão:
“É por isso que mantenho meu cabelo assim. É porque não sofro por coisas das quais não sou responsável. Só sofro pelo esporte, pelo futebol, para tentar melhorar os jogadores, para dar-lhes coisas boas e uma boa plataforma para ganhar jogos”, acrescentou.
Pochettino ainda falou sobre a forma como vê as derrotas no Chelsea
O futebol é um esporte onde até mesmo os melhores perdem. O Manchester City é uma prova viva disso, à medida que quebra recordes, vence muitas competições, porém, as vezes tropeça e perde contra um adversário muito inferior tecnicamente, como o Wolverhampton.
Nesse sentido, Pochettino falou sobre a forma como enxerga o futebol, anda usando metáforas com negócios:
“Se não chover na minha fazenda, não posso cultivar. Você mata o negócio da minha família na fazenda e eles precisam de dinheiro. Isso é estresse. Com isso, você pode perder o cabelo. Mas não posso perder o cabelo porque o adversário foi melhor que nós”, concluiu.

