Home Futebol Quantas vezes o Brasil ficou fora da disputa do futebol nas olimpíadas

Quantas vezes o Brasil ficou fora da disputa do futebol nas olimpíadas

Seleção comandada por Ramon Menezes perdeu para a Argentina ontem e não vai disputar a próxima Olimpíada

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
Quantas vezes o Brasil ficou fora da disputa do futebol nas olimpíadas

Brasil em campo diante da Argentina (Joilson Marconne/CBF)

PUBLICIDADE

Na noite de ontem (11), a seleção brasileira sub-23 sofreu um duro golpe ao ser derrotada pela Argentina, por 1 a 0. Com esse resultado, o Brasil ficou de fora da disputa dos jogos olímpicos de Paris, que acontece este ano.

O país não ficava de fora das Olimpíadas no futebol masculino desde 2004, ou seja, há 20 anos. Na ocasião, a seleção também perdeu para a Argentina e para o Paraguai no pré-olimpico.

Todas as vezes que o Brasil ficou fora

Essa foi a 5ª vez que a seleção brasileira não vai disputar as Olimpíadas no futebol masculino desde que participou pela primeira vez, em 1952.

PUBLICIDADE

Desde então, o Brasil ficou fora das edições de 1956 (Austrália), 1980 (Rússia), 1992 (Espanha), 2004 (Grécia) e 2024 (França).

Vale destacar que em 1956, a seleção brasileira não disputou por opção. Na ocasião, não havia torneio classificatório e as nações se inscreviam para disputar a competição.

Então, a partir de 1960, começou a ter torneios classificatórios, com o Brasil não se classificando em quatro ocasiões.

Campeões destas edições

Veja quem foram os campeões do futebol das edições que o Brasil não disputou:

PUBLICIDADE

1956: União Soviética
1980: Checoslováquia
1992: Espanha
2004: Argentina
2024: –

Como o Brasil ficou fora

Veja como foram os torneios classificatórios em que a seleção brasileira ficou de fora das Olimpíadas:

1980 (Moscou, Rússia)

O zagueiro Mauro Galvão, do Internacional, o meia Dudu, do Vasco, e o atacante Anselmo, do Flamengo, eram os principais jogadores da seleção neste pré-olímpico. Então, o Brasil terminou em quinto lugar, tendo duas vagas em disputa.

PUBLICIDADE

1992 (Barcelona, Espanha)

Nesta edição, o Brasil tinha um time mais estrelado, e contava com nomes como Cafu, Roberto Carlos, Marcelinho Carioca e Dener, ex-Portuguesa.

Depois de perder para a Colômbia por 2 a 0, a seleção enfrentou a Venezuela na última rodada precisando ganhar, mas, apenas empatou por 1 a 1 e ficou de fora.

2004 (Atenas, Grécia)

PUBLICIDADE

A última vez que o Brasil havia ficado de fora das Olimpíadas no futebol masculino tinha sido em 2004. Na ocasião, o time tinha jogadores promissores, como Robinho e Diego (campeões brasileiros com o Santos), Gomes e Maicon (campeões com o Cruzeiro em 2003), além de jogadores como Nilmar e Dagoberto.

No quadrangular final, o destino foi o mesmo de 2024: derrota para o Paraguai e Argentina, ambos por 1 a 0.

2024 (Paris, França)

Este ano, com um elenco menos estrelado, o Brasil tinha Endrick e John Kennedy como os grandes craques.

PUBLICIDADE

No quadrangular final, derrota para a Argentina e Paraguai. O Brasil venceu apenas a Venezuela, o que não foi o suficiente.