Pedro Caixinha, Thiago Carpini, António Oliveira e Abel Ferreira. (Créditos, da esquerda para a direita: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino; São Paulo Futebol Clube, via flickr; Cuiabá Esporte Blube, via flickr; Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
O Brasileirão Série A viu aumentar a quantidade de clubes paulistas com técnicos portugueses na última terça (7). O Corinthians se acertou com António Oliveira e conta com um treinador lusitano, assim como Palmeiras e Red Bull Bragantino, enquanto o São Paulo segue com comandante brasileiro.
Com o rebaixamento do Santos da primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2023, restaram quatro clubes do estado de São Paulo: Corinthians, Palmeiras, Red Bull Bragantino e SPFC.
Dois deles inciaram 2024 com treinadores portugueses, que somam trabalhos mais longevos: Abel Ferreira no Verdão e Pedro Caixinha no Massa Bruta. Curiosamente, Timão e Tricolor deram início à temporada com treinadores brasileiros, mas ambos já trocaram o comandante.
Primeiro, o São Paulo teve que encontrar reposição para Dorival Júnior, que aceitou asumir a seleção brasileira. Thiago Carpini, treinador do Juventude na campanha de acesso ao Brasileirão Série A e nascido no Brasil, foi contratado para repor o veterano.
Depois, Mano Menezes não resistiu aos resultados decepcionantes do Corinthians neste começo de ano, com quatro derrotas em cinco jogos.
Assim, o Timão foi buscar António Oliveira, treinador do Cuiabá na temporada passada. O Dourado teve bom desempenho no Brasileirão Série A de 2023 e terminou à frente do próprio Corinthians.
Paulistas do Brasileirão Série A têm maioria de técnicos estrangeiros e paulistanos apostam em juventude
Agora com três treinadores importados de Portugal e somente de nacionalidade brasileira, há uma constante nos comandantes de Corinthians, Palmeiras, Red Bull Bragantino e SPFC, clubes paulistas da primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
Todos os treinadores estão na faixa dos 50, indicando uma busca dos clubes de estado de São Paulo por juventude. Enquanto o Pedro Caixinha, técnico do Massa Bruta, soma 53 anos de idade, as equipes da capital de São Paulo no Brasileirão Série A, reduzem a média de idade.
Recém-chegado ao SPFC, Thiago Carpini, com 39 anos, é o mais jovem do Trio de Ferro. Em seguida, está o novo técnico do Corinthians, António Oliveira, com 41 anos. Por fim, Abel Ferreira, comandante do Palmeiras desde outubro de 2020 e atual campeão do Brasileirão Série A, possui 45 anos.

