Wallef, goleiro do Afogados, Romário e jogadores do Aparecidense comemorando gol (Divulgação/Twitter - Reprodução - Divulgação/Aparecidense)
Na noite de ontem (21), tivemos uma zebra histórica na Copa do Brasil. O modesto Sousa, da Paraíba, surpreendeu a todos e eliminou o Cruzeiro, por 2 a 0. Vale destacar que a Raposa jogava pelo empate, mas acabou sendo derrotada.
Mas, essa não foi a primeira surpresa da competição nacional, pelo contrário. E provavelmente não será a última. Criada em 1989, a Copa do Brasil mistura times de todas as divisões e até clube que nem divisão nacional tem. Então, é um prato cheio para a zebra aparecer.
As zebras que já aconteceram na Copa do Brasil
Relembre abaixo as vezes que times grandes foram surpreendidos na Copa do Brasil:
Palmeiras 2 x 2 ASA (agregado) – 2002 (primeira fase)
A primeira grande zebra da Copa do Brasil aconteceu em 2002, com o Palmeiras. O Verdão enfrentou o modesto ASA de Arapiraca, pela primeira fase. E o clube paulista perdeu na ida por 1 a 0.
Depois, no Palestra Itália, venceu por 2 a 1, mas não foi o suficiente. O ASA, então, passou pelo critério do “gol fora”.
Vasco 0 x 3 XV de Novembro – 2004 (segunda fase)
A segunda zebra aconteceu dois anos depois. Em 2004, o Vasco enfrentou o modesto XV de Novembro. Na ida, fora de casa, o Cruzmaltino empatou por 1 a 1. Na volta, no Rio de Janeiro, foi goleado por 3 a 0, amargando um vexame histórico.
Flamengo 0 x 2 Santo André – 2004 (final)
A edição de 2004 nos surpreendeu com uma zebra na final. É possível ter zebra na final? A Copa do Brasil provou que sim.
O modesto Santo André chegou à decisão contra o Flamengo, de forma surpreendente. Então, na ida, no ABC, o Flamengo saiu com um empate em 2 a 2. A festa já estava armada para a volta, no Maracanã. Mas, diante de mais de 70 mil pessoas, o Santo André fez história e venceu por 2 a 0.
Vasco 0 x 3 Baraúnas – 2005 (oitavas de final)
Em 2005, o Vasco proporcionou outra zebra na Copa do Brasil. O clube carioca enfrentou o desconhecido Baraúnas. Na ida, fora de casa, empatou por 2 a 2. Então, no Rio de Janeiro, foi goleado por 3 a 0.
Paulista 2 x 0 Fluminense – 2005 (final)
Em 2005, a Copa do Brasil promoveu outra zebra na decisão. Dessa vez, o Paulista de Jundiaí encarou o Fluminense e venceu, em casa, por 2 a 0. Na volta, no Rio de Janeiro, o Flu não conseguiu marcar, ficando no 0 a 0.
Fluminense 2 x 5 América-RN – 2014 (terceira fase)
Depois, a Copa do Brasil só foi proporcionar uma outra grande zebra em 2014, com o Fluminense. O clube carioca enfrentou o América de Natal e venceu, fora de casa, por 3 a 0.
A classificação parecia certa, até que na volta, no Maracanã, o América goleou o Flu por 5 a 2 e avançou pelo “gol fora”.
Aparecidense 2 x 1 Botafogo – 2018 (primeira fase)
Em 2018, o Botafogo enfrentou o modesto Aparecidense e saiu na frente. Mas, levou a virada e acabou derrotado, sendo eliminado ainda na primeira fase.
Afogados 2 (7) x (6) 2 Atlético-MG – 2020 (segunda fase)
Em 2020, foi a vez do Atlético-MG cair para um pequeno na Copa do Brasil. Em jogo único, com pênalti em caso de empate, o Galo ficou apenas no empate diante do Afogados. Então, nos pênaltis, a zebra apareceu.
Cruzeiro 1 (2) x (3) 1 Juazeirense – 2021 (terceira fase)
No ano seguinte, foi a vez do Cruzeiro ser eliminado por um time pequeno nos pênaltis. A Raposa enfrentou o Juazeirense e venceu na ida por 1 a 0. Na volta perdeu pelo mesmo placar, levando o jogo para os pênaltis. Então, o modesto time da Bahia venceu e avançou de fase.
Globo 2 x 0 Internacional – 2022 (primeira fase)
Em 2022 foi a vez do Internacional conhecer a zebra de perto. O Colorado jogava pelo empate, mas perdeu para o Globo por 2 a 0, sendo eliminado na primeira fase da competição.
Mirassol 3 x 2 Grêmio – 2022 (primeira fase)
A Copa do Brasil de 2022 também proporcionou uma zebra para o outro grande gaúcho. O Grêmio enfrentou o Mirassol, que disputava a Série C.
Os gaúchos jogavam pelo empate e estiveram à frente do placar. No fim, o Mirassol virou com um jogador a menos e venceu por 3 a 2.
Sousa 2 x 0 Cruzeiro – 2024 (primeira fase)
Por fim, a Copa do Brasil 2024 já teve uma zebra. Logo na primeira fase, o Cruzeiro enfrentou o modesto Sousa precisando apenas de um empate para avançar, mas jogou mal e perdeu por 2 a 0.

