Home Outros Esportes NFL: após derrota no Super Bowl, 49ers demitem coordenador defensivo

NFL: após derrota no Super Bowl, 49ers demitem coordenador defensivo

Apesar de liderar uma das melhores defesas da NFL, Steve Wilks é dispensado pelos 49ers após a derrota no Super Bowl

Luís Martinelli
Colaborador de esportes americanos do Torcedores.com. Jornalista formado pela Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos) de São José do Rio Preto - SP.
Steve Wilks chegou nos 49ers nesta temporada, mas foi demitido após o Super Bowl

Steve Wilks foi demitido dos 49ers após uma temporada com o time (Harry How/Getty Images)

A derrota do San Francisco 49ers no Super Bowl LVIII realizado no último domingo (11) fez uma “vítima”.

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (14), conforme relatado pelo jornalista da NFL Network, Mike Garafolo, o técnico dos 49ers, Kyle Shanahan, demitiu o coordenador defensivo Steve Wilks.

Garafolo acrescentou que Shanahan afirmou ter sido esta uma decisão difícil e não mencionou isso ontem porque ainda não estava certo sobre qual direção iria tomar. Entretanto, segundo o jornalista, o técnico do San Francisco disse que a defesa não se alinhou com o que os 49ers haviam executado anteriormente.

PUBLICIDADE

“Apenas não acabou não sendo o encaixe certo”, contou Shanahan, de acordo com Garafolo.

Para alguns, o movimento do treinador principal da equipe do Levi’s Stadium não pode ser considerado uma “surpresa”.

“Houve sinais no final do Super Bowl de que Shanahan não estava totalmente satisfeito com a estratégia defensiva (especialmente com o tempo técnico). Então, esta não é a mudança mais chocante do mundo”, afirma o repórter da MMQB, Albert Breer.

Durante a partida, a defesa dos Niners sofreu 25 pontos no total, após ter cedido apenas três no primeiro tempo. Além disso, os campeões, Kansas City Chiefs, terminaram com 445 jardas totais. A unidade, por outro lado, teve pontos altos na grande decisão da NFL: forçaram dois turnovers (uma interceptação sobre o quarterback Patrick Mahomes e um fumble na red zone do running back Isaiah Pacheco) e fizeram três sacks contra Mahomes.

PUBLICIDADE

Embora haja uma suposta insatisfação sobre o trabalho de Wilks no Super Bowl, a defesa comandada por ele teve grandes números na última temporada. Wilks chegou nos 49ers na intertemporada de 2023, após passagem de apenas um ano como treinador principal do Carolina Panthers, e levou o time de Santa Clara à ser a terceira melhor em média de pontos sofridos (17,5), oitava em jardas por jogo (303,8), sendo impulsionada pela defesa contra a corrida, que permitiu apenas 89,7 jardas em média, sendo a terceira colocada na liga. Embora tenha sido mediana defendendo contra o passe, com a 14ª colocação em jardas lançadas por partida (214,2), os 49ers encerraram a temporada regular de 2023 como a equipe com mais interceptações, empatada com o Chicago Bears (22).