Vinícius Júnior em ação pela seleção brasileira na derrota para o Uruguai pelas Eliminatórias da Copa 2026. (Vitor Silva/CBF)
Na próxima segunda-feira (18), o grupo da seleção brasileira se apresentará em Londres ao técnico Dorival Junior para o início dos treinos visando os amistosos contra Inglaterra, no dia 23, em Wembley, e contra a Espanha, no dia 26, no Santiago Bernabéu.
Um dos setores que mais gera expectativas entre os torcedores é o ataque. Afinal, Dorival Júnior chamou sete nomes, sendo que dois deles farão a estreia no grupo da seleção brasileira: Savinho, do Girona-ESP, e Galeno, do Porto-POR, que foi convocado para o lugar de Gabriel Martinelli, cortado no início da semana por contusão.
Outros cinco atletas são velhos conhecidos do torcedor: Endrick, do Palmeiras, Raphinha, do Barcelona, Richarlison, do Tottenham, além de Vinícius Júnior e Rodrygo, ambos do Real Madrid.
O palmeirense teve a primeira convocação para a seleção principal na última Data Fifa de 2023. O jovem de 17 anos saiu do banco de reservas nas derrotas para a Colômbia (2 a 1) e Argentina (1 a 0), ambas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, e corre por fora da briga para iniciar os amistosos contra Inglaterra e Espanha.
Principal referência da seleção brasileira sem o lesionado Neymar, Vinícius Júnior deve voltar a ser titular. Vale lembrar que ele ficou de fora da última convocação de Fernando Diniz em 2023 devido à lesão muscular.
Richarlison, que não foi bem em 2023, retomou o bom futebol neste ano e as boas atuações pelo Tottenham o credenciam a brigar por vaga como camisa 9 na na equipe titular.
Parceiro de Vinícius Júnior no Real Madrid, Rodrygo quase sempre correspondeu nas vezes em que atuou entre os 11 na seleção brasileira e pode reeditar a parceria com o craque revelado pelo Flamengo.
As boas atuações pelo Barcelona mostram que Raphinha também vai brigar pela titularidade.
Os estreantes Galeno e Savinho correm por fora, embora o primeiro seja o maior artilheiro brasileiro nas principais ligas da Europa.
Os atacantes da seleção brasileira convocados para os amistosos contra Inglaterra e Espanha
Endrick – Palmeiras
Rodrygo – Real Madrid (ESP)
Galeno – Porto (POR)
Raphinha – Barcelona (ESP)
Richarlison – Tottenham (ING)
Savinho – Girona (ESP)
Vinicius Júnior – Real Madrid (ESP)

