Home Futebol Após atuar em grandes times do futebol brasileiro, Pará disputa campeonato na várzea

Após atuar em grandes times do futebol brasileiro, Pará disputa campeonato na várzea

Jogador tem passagens marcantes por Santos, Grêmio e Flamengo

Beatriz Paparazo
Beatriz Paparazo é formada em jornalismo desde 2018 pela Universidade Anhembi Morumbi, está no Torcedores.com desde 2019 na cobertura de futebol brasileiro, internacional, feminino e outros esportes e hoje ocupa o cargo de editora-chefe do site. Contato: [email protected]
Pará tem passagem pelo Santos e hoje e joga no SE Metalúrgicos, clube do futebol de várzea

Pará tem passagem pelo Santos e hoje e joga no SE Metalúrgicos, clube do futebol de várzea - (Foto Ivan Storti/ arte Torcedores.com)

Marcos Rogério Ricci Lopes, popularmente conhecido como ‘Pará’, atuou por diversos times brasileiros e hoje se aventura pelo futebol de várzea. 

PUBLICIDADE

Aos 38 anos, o atleta defende o SE Metalúrgicos, clube de futebol amador de São Caetano do Sul, desde agosto de 2023, após atuar pela Portuguesa, de São Paulo. 

Atualmente, Pará está na disputa da “Copa do Busão”, que é um Campeonato Amador que acontece na região metropolitana de São Paulo e tem como prêmio para o campeão um ônibus personalizado com o escudo da equipe, além de troféu e medalha. 

PUBLICIDADE

O atleta também está atuando na Super Copa Zona Leste 2024, onde o clube campeão leva R$120 mil e 100 camisas King Sports para os torcedores; o segundo lugar recebe R$30 mil e a mesma quantidade de camisas.

Carreira de Pará no futebol brasileiro

Pará teve início da carreira atuando no futebol paulista, defendendo o Santo André de 2003 até 2008, quando foi para o Santos.

Assim que chegou, o atleta foi destaque da equipe pela versatilidade em campo ao atuar em mais de uma posição: lateral-direita, esquerda e volante. 

No time da Vila Belmiro, o jogador fez parte do elenco que ganhou a Libertadores com Neymar, Ganso e companhia.

PUBLICIDADE

Em 2012, questionado, Pará acertou a transferência para o Grêmio, onde conseguiu uma vaga entre os titulares do time; o atleta foi uma indicação do técnico Vanderlei Luxemburgo. 

A negociação era por empréstimo, mas o Tricolor gaúcho entrou em um acordo com o Peixe e contratou o lateral em definitivo. 

Depois de três anos no clube gaúcho, Pará foi novamente emprestado, desta vez para o Flamengo.

Foram quatro anos no time carioca, onde o jogador sofreu com lesão, foi criticado por falhas em lances importantes e perdeu espaço na equipe.

PUBLICIDADE

Em 2019 o Santos anunciou o retorno de Pará, sete anos após ter defendido o time da Vila Belmiro. 

O lateral chegou sem custos ao Peixe e assinou contrato até o fim de 2020: “Estou voltando para minha casa. Uma casa que me sinto bem, que me acolheu quando saí do Santo André”, disse o atleta no retorno ao Alvinegro praiano. 

O jogador encerrou a passagem no Santos marcada pela disputa do título da Copa Libertadores 2020, no estádio do Maracanã; com gol de Breno Lopes, o Palmeiras desbancou o Peixe e ficou com a taça.

Em seguida, o atleta perdeu espaço entre os clubes da Série A do futebol brasileiro e foi anunciado pelo Brusque em abril de 2022, aos 36 anos, com contrato até o fim da Série B. 

PUBLICIDADE

No ano seguinte, Pará foi contratado pela Portuguesa para disputar o Campeonato Paulista de 2023, encerrando a carreira antes de partir para o futebol de várzea.

Títulos na carreira

Com a camisa do Flamengo Pará conseguiu levantar mais títulos na carreira; ao todo foram 10 pelo Rubro-Negro, são eles: Libertadores, 2019; Campeonato Brasileiro, 2019; Campeonato Carioca, 2017 e 2019; Taça Guanabara, 2018; Taça Rio, 2019; Flórida Cup, 2019; Torneio Super Clássicos, 2015; Torneio Super Séries, 2015; e Troféu Carlos Alberto Torres, 2017. 

Pelo Santos, clube onde fez duas passagens, foram quatro títulos no total: Libertadores, 2011; Copa do Brasil, 2010; e Campeonato Paulista, 2010 e 2011.

Defendendo o Grêmio, Pará não esteve presente na conquista de nenhuma taça, mas pelo Santo André teve mais duas, as primeiras como jogador: Copa do Brasil, 2004 e Campeonato Paulista – Série A2, 2008.

PUBLICIDADE