Home Futebol Arsenal vence Porto nos pênaltis e avança para as quartas da Champions League

Arsenal vence Porto nos pênaltis e avança para as quartas da Champions League

Os gunners venceram por 1 a 0 no tempo protocolar e, nas cobranças das penalidades, garantiram classificação contra os portugueses

William Nunes
Colaborador do Torcedores
Arteta comemorando o gol do Trossard pelo Arsenal contra o Porto pela Champions League

Arteta comemorando o gol do Trossard pelo Arsenal contra o Porto pela Champions League (Julian Finney/Getty Images)

Nesta terça-feira, a bola voltou a rolar pela Champions League para o jogo decisivo entre Arsenal e Porto. O confronto valia a vaga para as quartas de final da competição e teve como sede o estádio Emirates, em Londres, casa dos gunners.

PUBLICIDADE

Após a derrota na partida de ida, o Arsenal veio para o confronto desejando somente a vitória. Os portugueses possuam a vantagem de passar com um empate, porém, os gunners possuíam o fator momento ao seu favor. Os ingleses vivem uma sequência de vitórias impressionante na Premier League, tendo assumido a liderança na última rodada.

Já os portugueses apostavam tudo na sua capacidade de conter o ímpeto ofensivo do Arsenal, que é atualmente um dos melhores ataques de toda a Europa. Contudo, a vantagem de um gol não era tão tranquila e o time teria que ter foco total para conseguir a vaga.

PUBLICIDADE

Como foi o confronto entre Arsenal e Porto pela Champions League?

A partida teve o Arsenal pressionando desde o início atrás do gol para compensar a derrota em Portugal. Logo aos 3 minutos, os londrinos assustaram pela primeira vez. Trossard fez jogada pela esquerda e cruzou na área para Ben White, que cabeceou para fora.

Se por um lado o Arsenal tentava atacar com tudo, o Porto tinha como objetivo controlar a partida, trocando passes e mantendo o controle sobre a posse da bola, conseguindo isso nos minutos iniciais.

Mesmo assim, o Arsenal aproveitava todo o tempo com a bola nos pés para tentar abrir o placar. Aos 12 minutos, Saka fez jogada individual, invadiu a área e chutou de esquerda, forçando Diogo Costa a espalmar para fora.

Já no minuto seguinte, foi a vez de Odegaard receber passe de Saka e bater para o gol, errando o alvo por pouco.

PUBLICIDADE

O Porto também criava jogadas de ataque, tendo sua primeira oportunidade aos 23 minutos. Evanilson recebeu na área e bateu com perigo, forçando David Raya a trabalhar e defender.

Após várias tentativas, o Arsenal foi letal aos 41 minutos da primeira etapa. Odegaard encontrou Trossard na esquerda da área. O belga, com espaço, bateu de chapa e mandou no cantinho, vencendo Diogo Costa, 1 a 0.

O segundo tempo começou com o Porto tentando criando uma jogada logo aos 2 minutos. Após levantamento na área, Evanilson tentou dar um bicicleta e mandou para longe.

Já o Arsenal aproveitava a vantagem no placar para dominar a posse da bola e tentar criar novas chances, priorizando jogadas pelo lado direito do ataque.

PUBLICIDADE

Quem chegou novamente foi o Porto, que ia sendo cada vez mais perigoso. Os portugueses levantaram na área aos 18 minutos em cobrança de falta e Francisco Conceição bateu de esquerda, mandando por cima do gol.

Logo em seguida, o Arsenal chegou com perigo. Em jogada polêmica, a bola acabou ficando com Odegaard, que marcou o gol da entrada da área. Entretanto, após revisão do VAR, o árbitro assinalou a falta de Havertz em Pepe.

A partir da metade da segunda etapa, o jogo ficou muito faltoso, com o árbitro sendo forçado a parar a partida a todo momento. Com isso, as chances se tornaram mais escassas.

Uma das melhores chances de toda a partida foi nos pés de Gabriel Jesus, aos 37 minutos. O brasileiro havia recém entrado no jogo quando recebeu passe dentro da pequena área e chutou de direita, forçando o goleiro Diogo Costa a esticar a perna e bloquear a oportunidade claríssima, para a decepção dos torcedores dos gunners presentes no estádio.

PUBLICIDADE

Nos minutos finais, o Arsenal fez uma grande pressão, cercando o Porto e buscando desesperadamente o seu segundo gol. Apesar disso, a equipe londrina não conseguiu marcar e o jogo foi para a prorrogação.

A prorrogação teve o Porto totalmente fechado, tentando segurar o jogo e levar para as penalidades. Já o Arsenal foi com tudo para cima do adversário, pressionando e tentando encurralar a defesa dentro da área do oponente.

Apesar disso, quem teve a primeira chance foi Taremi, aos 10 minutos, com o iraniano invadindo área e batendo para fora.

Após um primeiro tempo praticamente sem emoções, o Arsenal levou perigo na segunda etapa. Aos 4 minutos, Saka recebeu na direita e carregava o chute quando foi bloqueado por Otávio.

PUBLICIDADE

Sem alterações no placar, a partida foi para as penalidades. Em meio à muita tensão, o Arsenal foi impecável, acertando todas as penalidades e contando com os erros de Wendell e Galeno para avançar para as quartas de final.