Beatriz Souza conquistou o ouro para o Brasil no Grand Prix de Judô da Áustria no último domingo (10), levando a melhor diante de Marit Kamps, da Holanda, na categoria +78 kg. A judoca brasileira foi campeã em competição inicial na temporada ao aplicar um ippon na adversária nos segundos finais.
Bia Souza apresentou uma postura calma e ofensiva contra a holandesa na grande decisão da categoria no Grand Prix de Judô da Áustria. A brasileira tinha a vantagem sobre Kamps após aplicar um waza-ari logo de início, quando conseguiu encaixar o ippon para confirmar a vitória.
O Grand Prix de Judô da Áustria foi o primeiro torneio da judoca brasileira em 2024. Trazendo para casa o ouro, Bia Souza derrotou durante a competição, respectivamente, Oxana Diaceno (Moldávia), Idalys Ortiz (Cuba) e Milica Zabic (Sérvia), antes de encarar Marit Kamps na grade decisão.
Com ouro de Beatriz Souza, Brasil termina Grand Prix de Judô da Áustria no primeiro lugar do quadro de medalhas
A conquista da judoca na categoria +78 kg rendeu à equipe brasileira o topo do ranking geral na competição.
Antes do ouro de Beatriz Souza, o Brasil já tinha levado três medalhas na competição em solo austríaco, sendo dois ouros com Leonardo Gonçalves e Larissa Pimenta, além de um bronze com Rafael Buzacarini.
Campeã do Grand Prix de Judô da Áustria, Beatriz Souza está confirmada garantida nas Olimpíadas de Paris em 2024. A brasileira ocupa o 3º lugar no ranking mundial da Federação Internacional de Judô e tem vaga garantida.
Segundo o site da IFJ, por enquanto o Brasil só não tem vaga na modalidade na categoria -70 feminina. Assim, das 14 categorias que valem medalha em no grande evento esportivo a ser disputado em Paris, o time brasileiro soma 13 representantes.