Jogadores do Borussia Dortmund comemoram gol marcado (Reprodução/X/Borussia Dortmund)
Mesmo sem entrar em campo neste meio de semana, o Borussia Dortmund de Edin Terzic garantiu a sua classificação para a primeira edição da Copa do Mundo de Clubes, que acontece em 2025.
O motivo disso é a eliminação do RB Leipzig para o Real Madrid nas oitavas de final. Com o resultado, o Borussia Dortmund passou à frente do concorrente no ranking do Mundial e garantiu uma das vagas para clubes alemães, se juntando ao Bayern de Munique.
A informação foi confirmada pela FIFA logo após o apito final da Champions. O RB Leipzig era o único alemão que poderia tirar a vaga do Borussia, porém, precisava pelo menos chegar até as semifinais da competição.
O Borussia Dortmund será um dos 12 clubes europeus que estarão presentes na competição que terá 32 equipes e acontecerá em diversas cidades dos EUA entre 15 de junho e 13 de junho de 2025. O torneio reunirá equipes das seis confederações da FIFA e substituirá a Copa das Confederações, que foi extinta pela organização máxima do futebol.
Quem já está garantido na Copa do Mundo de Clubes?
Com um pouco mais de um ano restante para o tão aguardado início da competição, ainda restam algumas vagas entre os 32 que estarão presentes nos Estados Unidos.
Entre os europeus, estão classificados por enquanto Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Real Madrid, Manchester City, Chelsea, Inter de Milão, PSG, Benfica e Porto, com três vagas restantes e que serão preenchidas por um time italiano, um da Espanha e o vencedor da edição 2023/24 da Champions.
Já da América do Sul, estão garantidos Palmeiras, Flamengo e Fluminense, os três últimos campeões da Copa Libertadores da América, restando três vagas em aberto. Um será o campeão da atual edição da competição e as duas restantes serão decididas pelo ranking da Conmebol.
Por fim, das outras federações já estão confirmados Auckland City (Oceania), Al Ahly, Wydad Casablanca (África), Al-Hilal, Urawa Red Diamonds (Ásia) e Monterrey, Seattle Sounders e Léon (CONCACAF).

