Home Futebol Chelsea x Newcastle: tudo sobre o jogo da Premier League 

Chelsea x Newcastle: tudo sobre o jogo da Premier League 

Equipes com desempenhos e problemas parecidos se enfrentam de olho em uma vaga nas competições internacionais

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.
Chelsea x Newcastle

Chelsea x Newcastle será um jogo de dois times que lutam para subir na tabela da Premier League (IMAGO / Pro Sports Images)

Amanhã Stamford Bridge será palco de um confronto crucial pela 28ª rodada da Premier League. Em jogo estará a esperança de ambas as equipes de manter vivas as chances de classificação para competições europeias na próxima temporada. Tanto Chelsea quanto Newcastle United têm tradição de participar de torneios internacionais. A expectativa é que busquem reafirmar essa condição. 

PUBLICIDADE

Se olhamos para a tabela do campeonato, é evidente que os times têm ficado muito aquém do esperado. O Chelsea, mesmo após investimentos bilionários em contratações, não empolga. 

Portanto, são duas equipes que tiveram temporadas decepcionantes. Chelsea é o 11º colocado, 14 pontos a menos que o Tottenham, que está na 5ª posição. Newcastle é o 9º colocado, dez pontos a menos para a mesma posição.

PUBLICIDADE

Além das posições decepcionantes na tabela, os dois clubes compartilham outras semelhanças: múltiplos desfalques por lesão, ataques eficazes e defesas frágeis. 

O Newcastle, que nesta temporada, chegou a disputar a Champions League, retorna à Premier League após jogar fora de casa contra o Blackburn na FA Cup. Lá, o Newcastle venceu depois de um jogo definido em uma disputa de pênaltis. A equipe ganhou duas de suas últimas três partidas fora de casa na Premier League.

Porém, como já foi afirmado acima, à medida que o campeonato avança, aumenta o risco de ambos ficarem de fora das competições europeias de 2024/25. Nesse contexto, espera-se que os clubes busquem a vitória a todo custo, o que pode resultar em um jogo com muitas oportunidades de gol. 

Chelsea não deve ficar com Pochettino na próxima temporada 

A passagem de Mauricio Pochettino pelo Chelsea tem deixado os torcedores ansiosos. Atualmente em décimo primeiro lugar, posição que não era esperada para uma equipe com tantas estrelas. Por esse motivo, há muitos rumores sobre a saída do treinador ao final da temporada

PUBLICIDADE

O plantel, embora talentoso, é considerado inchado e converter esse grupo de jogadores excepcionais em uma unidade coesa parece uma tarefa hercúlea. As constantes alterações em razão das diversas lesões ampliam os desafios do time londrino. Para a partida contra o Newcastle, o Chelsea precisa lidar com a ausência de nove jogadores, incluindo nomes de peso como Nkunku, Chilwell, James e Fofana.

Por todos esses motivos, a FA Cup surge como a única esperança de título para o Chelsea nesta temporada. No próximo domingo, a equipe de Londres enfrenta o Leicester, da segunda divisão, em um confronto que promete ser acirrado pelas quartas de final da competição. Porém, antes disso, eles jogam em casa contra o Newcastle.

Pelo lado do Newcastle, o técnico Eddie Howe não parece estar sob a mesma pressão, mas enfrenta desafios semelhantes aos do Chelsea. Os resultados não são bons, e eles também só podem esperar por títulos em copas e complicada e improvável classificação na metade superior da tabela.

Embora a equipe de Eddie Howe tenha marcado 16 gols a mais nesta temporada do que na mesma etapa da temporada passada, eles têm dez pontos a menos na tabela. Isso pode ser explicado em grande parte pela performance defensiva, que não se mostra tão sólida quanto antes. Na temporada 2022/23, o Newcastle sofreu apenas 19 gols nos primeiros 27 jogos em casa, enquanto agora o time já levou impressionantes 45 gols. 

PUBLICIDADE

Situação atual do Chelsea

O jogo anterior do Chelesa foi um empate fora de casa, por 2 a 2, com o Brentford. Jackson, aos 35 do primeiro tempo, abriu o placar para o Chelsea. Reslev e Wissa viraram o jogo no início do segundo tempo para o Brentford. Porém Dišašiļ marcou o gol que definiu o empate.

A trajetória do Chelsea na atual temporada da Premier League indica alguns obstáculos a serem superados. Com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, a equipe se encontra na metade inferior da tabela de classificação e parece ter no FA Cup sua rota mais viável de retorno às competições europeias. 

A entrada do técnico Pochettino no comando da equipe visava estabelecer uma maior estabilidade defensiva, mas a solução ainda não foi encontrada. O esquema tático 3-5-2 adotado no estádio Brentford funcionou bem no primeiro tempo, proporcionando ao Chelsea o controle do jogo (71% de posse de bola) e várias oportunidades de ampliar o placar além do gol de Jackson. No entanto, o segundo tempo mostrou uma reviravolta, com o time da casa voltando com mais intensidade, pressionando os visitantes e levando-os a mais um jogo desordenado. Erros de cobertura cometidos por Colwill, Chalobah e Chilwell contribuíram para a virada que, de fato, se justificou no fim das contas.

No último confronto que marcou a Premier League, a equipe do Chelsea demonstrou tenacidade ao empatar a partida graças a um momento decisivo de assistência proporcionado por Palmer. Contudo, apesar desse lance, Palmer enfrentou dificuldades ao longo do jogo, o que colocou em questão a eficácia de suas finalizações. 

PUBLICIDADE

Vale destacar, o jovem de 21 anos, que tem um histórico recente de 10 gols e 7 assistências em suas últimas 18 participações pelo campeonato. Os preparativos do Brentford indicaram a reintegração de Thiago Silva na posição de zagueiro. 

Porém, a equipe enfrenta as baixas de Colwill e Chilwell, ambos defensores que encontraram obstáculos físicos e não estarão aptos para jogar. Mantendo-se constantes nas notícias médicas estão Fofana, James, Batshuayi, Lavia, Ugbo e Ekwah, todos enfrentando desafios que os impedem de contribuir plenamente com o time neste momento. Tsoukouemeka, um meio-campista talentoso, conseguiu retornar aos treinamentos, enquanto Gallagher, também meio-campista, perdeu sessões recentes por estar gripado. Os dois são dúvida para o jogo contra o Newcastle.

Estatísticas do Chelsea 

Nos últimos 8 jogos do Chelsea, 6 terminaram com mais de 2,5 gols, independentemente do torneio. 

Situação atual do Newcastle 

No último jogo o Newcastle conseguiu uma vitória em casa sobre o Wolves por 3 a 0, com gols de Isak, Gordon e Livramento. A equipe do Newcastle celebrou um retorno triunfante às vitórias em casa na Premier League após o último sucesso que aconteceu em  16 de dezembro de 2023. 

PUBLICIDADE

O Newcastle vem se destacando por sua performance impressionante nos recentes jogos da Premier League, conquistando uma notável sequência de partidas com mais de 2.5 gols, o que reforça a expectativa de um jogo dinâmico e cheio de ação contra o Chelsea. 

A equipe tem uma média de gols significativa, superando até mesmo a memorável temporada do Liverpool em 2013/14. É interessante observar que o Newcastle marcou 57 gols, 16 a mais do que na temporada anterior no mesmo ponto, mas também sofreu 26 gols a mais. 

A defesa também tem enfrentado desafios, especialmente em jogos fora de casa, com 25 gols sofridos nos últimos 10 jogos como visitante. Em busca de seu primeiro “league double” contra o Chelsea desde a temporada de 1986-87, o técnico Eddie Howe visita Londres com o terceiro melhor índice de vitórias contra os blues.

Contudo, a equipe enfrenta alguns contratempos, como a ausência de Kieran Trippier, que está lesionado, e a impossibilidade de contar com o defensor Hall por estar emprestado pelo Chelsea e não ter permissão para jogar contra seu clube de origem. Lesões de longo prazo e uma suspensão também preocupam o time. 

PUBLICIDADE

Estatísticas do Newcastle 

Mais de 2.5 gols em 6 dos últimos 7 jogos 

Gols, gols e mais gols

O Newcastle fez 57 gols e sofreu 45, totalizando 102 gols envolvendo a equipe nos jogos que disputou. Isso resulta em uma média impressionante de 3.78 gols por jogo, o maior índice da liga, e o segundo maior na história da Premier League.

Na temporada de 2013/14, o Liverpool foi um dos poucos times a ostentar uma média superior a quatro gols por jogo. Incrivelmente, 16 partidas da temporada atual terminaram com mais de 3,5 gols, um feito notável e uma clara indicação da força ofensiva de alguns clubes. 

Essa predominância no ataque pode ser amplamente atribuída a Alexander Isak, anteriormente no Borussia Dortmund. Com apenas 19 partidas, ele alcançou a expressiva marca de onze gols. Anthony Gordon também merece destaque. Ele teve um aumento significativo no desempenho, se compararmos com as temporadas anteriores, onde fez dez participações em gols em 80 jogos. Agora, ele já acumula nove gols e seis assistências. 

PUBLICIDADE

O Chelsea, por sua vez, também tem marcado muitos gols recentemente. Em quatro dos últimos seis jogos em casa, foram marcados pelo menos três gols. 

Isso nos faz pensar que haverá muitos gols. Ambos os times marcam muitos gols, sem conseguir impedir que os adversários marquem. Ambos têm jogado partidas com pelo menos quatro gols recentemente. 

O artilheiro do Chelsea na Premier League é Cole Palmer com dez gols.

Informações

Árbitro: John Brooks

PUBLICIDADE

Estádio: Stamford Bridge, Londres, Inglaterra

Clima: 8° e vento fraco