Home Futebol Clubes brasileiros buscam quebrar “maldição” da Libertadores em 2024; entenda

Clubes brasileiros buscam quebrar “maldição” da Libertadores em 2024; entenda

Times do Brasil jamais faturaram títulos da principal competição sul-americana em anos terminados em 4

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)
Troféu da Copa Libertadores

Cano, do Fluminense, ergue o troféu da Copa Libertadores 2023. (Ricardo Moreira/Getty Images)

Sete clubes brasileiros vão iniciar na primeira semana de abril a busca pelo tão sonhado título da Copa Libertadores 2024. Mas uma coincidência pode acabar frustrando os planos. Desde que a competição passou a ser disputada na década de 60, jamais um time nacional se sagrou campeão em anos terminados em 4, segundo levantamento da página Out of Context Libertadores.

PUBLICIDADE

Nos anos 1964, 1974 e 1984, o Independiente-ARG foi campeão. Já em 1994, o Vélez Sarfield derrotou o SPFC na decisão.  Em 2004 foi a vez do Once Caldas surpreender a América com o inédito título após bater o poderoso Boca Juniors. Já em 2014, o San Lorenzo-ARG superou o Nacional-PAR.

PUBLICIDADE

Supremacia recente dos brasileiros na Copa Libertadores

Nas últimas cinco edições da Copa Libertadores só deu Brasil. Reflexo do poderio financeiro perante os vizinhos do continente. Desde 2019, Flamengo e Palmeiras conquistaram dois títulos cada. Em 2023, o Fluminense superou o Boca Juniors na grande decisão no Maracanã e ficou com a inédita conquista.

Flamengo, Palmeiras e Fluminense estão confirmados na edição 2024 e são considerados pela mídia esportiva como os principais favoritos ao título. Correm por fora na briga Atlético-MG, SPFC, Grêmio e Botafogo.

Na última segunda-feira (18), a Conmebol sorteou os grupos da competição. Dos times brasileiros, o Botafogo é o único não cabeça de chave.