Home Futebol Com passagens por seleção brasileira, Palmeiras e SPC, Michel Bastos tem desafio no futebol de várzea

Com passagens por seleção brasileira, Palmeiras e SPC, Michel Bastos tem desafio no futebol de várzea

Jogador foi destaque no futebol francês e disputou a Copa do Mundo 2010, além de defender grandes clubes do Brasileirão Série A

Guilherme Papa
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Editor do Torcedores.com desde maio/2022. Contato: [email protected]

Michel Bastos tem passagens por futebol francês, seleção brasileira, Grêmio, Palmeiras e São Paulo (Friedemann Vogel/Getty Images/ arte Torcedores.com)

Michel Fernandes Bastos, mais conhecido como Michel Bastos, foi um jogador de futebol profissional com passagens por clubes do Brasil e do mundo. Hoje, o desafio se estendeu ao esporte amador na várzea.

PUBLICIDADE

Aos 40 anos, ex-atleta pendurou as chuteiras em 2019, mas em janeiro deste ano foi anunciado pelo Real Madruga Taboão da Serra, time da Região Metropolitana de São Paulo fundado em abril de 2010.

O calendário do primeiro semestre da equipe está cheio. Semifinalista da 13ª Supercopa Renegados Brazuca, inicia a disputa da Super Copa Pioneer no fim deste mês a 1ª Divisão de Taboão da Serra no começo de abril.

PUBLICIDADE

Carreira de Michel Bastos

Revelado pelo Pelotas, do Rio Grande do Sul, o jogador sempre atuou pelo lado esquerdo do campo, seja na lateral ou no meio. Foi negociado ao Feyenoord, da Holanda, em 2001, com 18 anos recém-completos, mas nunca atuou pelo clube, sendo emprestado ao Excelsior e rebaixado no campeonato local.

De volta ao futebol brasileiro em 2003, quando acertou com o Athletico, também defendeu Grêmio e Figueirense antes de retornar à Europa três anos depois. O destino desta vez foi o Lille, da França.

Pode-se dizer que Michel Bastos viveu seu auge na Ligue 1. Tanto que passou a ser convocado pela seleção brasileira em 2009, quando assinou com o Lyon, fazendo parte da reta final do ciclo para a Copa do Mundo 2010 e sendo titular no torneio da África do Sul. Apesar de se destacar como meia, o técnico Dunga o escalou na lateral. A eliminação para a Holanda nas quartas de final daquela edição, perdendo por 2×1 de virada, foi a última participação do atleta pela Canarinho.

Na sequência, o jogador rodou por Schalke 04, da Alemanha, Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, e Roma antes de voltar ao futebol brasileiro novamente.

PUBLICIDADE

Michel Bastos assinou com o São Paulo em agosto de 2014, deixando o Tricolor após uma série de desgastes com torcida e diretoria. Assim, acertou com o rival Palmeiras no início de 2017. Sem se firmar no Verdão, foi emprestado ao Sport em abril de 2018. Sem conseguir impedir o rebaixamento do Leão ao Brasileirão Série B, não teve seu contrato renovado com o Alviverde nem foi procurado Rubro-Negro de Recife.

Sem clube até maio de 2019, fechou com o América-MG e teve uma rápida passagem. Em três meses no Coelho, disputou apenas uma partida teve uma série de problemas até acertar uma rescisão amigável com a última equipe de sua carreira. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua aposentadoria do futebol profissional.