Home Futebol Confira quais são os técnicos estrangeiros no Brasileirão Série A

Confira quais são os técnicos estrangeiros no Brasileirão Série A

Chegada de Artur Jorge ao Botafogo aumenta contingente de treinadores vindos do exterior no Brasileiro; Abel Ferreira é o mais longevo

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo
Artur Jorge

Artur Jorge foi contratado para treinar o Botafogo (Foto: Divulgação/Sporting Braga)

Mais um treinador estrangeiro no futebol brasileiro foi anunciado no final desta semana, com a contratação do português Artur Jorge para assumir o Botafogo na disputa da Libertadores e do Brasileirão Série A.

PUBLICIDADE

A contratação do treinador por parte do Glorioso aumentou para nove o número de comandantes vindos do exterior na Série A. Quase metade dos 20 times que jogam na primeira divisão do futebol brasileiro não são nascidos e radicados no país, segundo o apontado pelo Lance!

Os sucesso de Jorge Jesus pelo Flamengo em 2019 e, posteriormente, de Abel Ferreira pelo Palmeiras tem guiado os times a buscar fora do país soluções para o cargo. Aliás, o comandante palmeirense tem sido o mais longevo da atual ‘leva’, este desde o final de 2020 no Verdão.

PUBLICIDADE

Abel é um dos que terminaram 2023 no futebol brasileiro e seguiram para 2024 em times da Série A. Além dele, Eduardo Coudet (Internacional), Ramón Díaz (Vasco), Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza), Pedro Caixinha (Red Bull Bragantino) e António Oliveira (começou o ano no Cuiabá e depois foi para o Corinthians) trabalharam no último Brasileirão e seguiram empregados em 2024, devendo iniciar a disputa da competição em seus respectivos times, salvo algo aconteça nas semanas antes da abertura da temporada.

Também na última semana, o Atlético-MG também deu sua contribuição para o aumento do número de treinadores estrangeiros no futebol brasileiro. O argentino Gabriel Milito foi contratado para assumir o comando do Galo, substituindo a Felipão.

Confira a lista de treinadores estrangeiros no Brasileirão Série A

Palmeiras – Abel Ferreira

PUBLICIDADE

Botafogo – Artur Jorge

Corinthians – António Oliveira

Fortaleza – Juan Pablo Vojvoda

Internacional – Eduardo Coudet

PUBLICIDADE

Atlético-MG – Gabriel Milito

Cruzeiro – Nicolás Larcamón

Vasco – Ramón Díaz

Red Bull Bragantino – Pedro Caixinha

PUBLICIDADE