Home Extracampo Daniel Alves deixa prisão sob liberdade provisória após pagar fiança milionária

Daniel Alves deixa prisão sob liberdade provisória após pagar fiança milionária

A saída momentânea não significa que o jogador foi inocentado, mas que poderá aguardar a decisão da justiça fora da cadeia.

Rogério Guimarães
Geógrafo de formação, trabalho com edição e conteúdo textual desde 2008, quando ingressei no universo dos materiais da área educacional. No segmento editorial, já publiquei conteúdo que vão de manual de máquinas a livros de poesia. Sou aficionado por notícias e tudo que esteja ligado ao conhecimento.
Daniel Alves

Daniel Alves durante treino na Toca da Raposa II pela seleção brasileira. (Pedro Vilela/Getty Images)

Daniel Alves deixou a prisão em Barcelona após pagar a fiança de 1 milhão de euros (5,4 milhões) na manhã desta segunda-feira (25) e poderá aguardar a decisão do julgamento em casa. Acompanhado dos Inés Guardiola e Miraida Puente Wilson, sua mãe e um amigo, o ex-Barcelona não falou com a imprensa e seguiu direto para o carro que o aguardava.

PUBLICIDADE

Condenado a quatro anos e seis meses de prisão pelo estupro de uma jovem na boate Suton, em Barcelona, em 2022, Daniel Alves estava detido no Complexo Prisional Brians 2 desde janeiro de 2023 e neste período, teve quatro pedidos de liberdade provisória negados. Contudo, na semana passada, a justiça espanhola acatou a decisão.

Apesar da momentânea liberdade, Daniel Alves teve seus passaportes retidos para diminuir quaisquer chances de fuga. O Ministério Público espanhol chegou a pedir, neste sábado (23), a anulação do pedido de liberdade provisória, mas a pertinência da ação ainda será julgada pela promotoria.

PUBLICIDADE

Para manter válido o pedido, Daniel Alves terá de seguir as orientações da justiça, que o proíbem de tentar se comunicar com a vítima e deixar a Espanha, além da obrigação de comparecer semanalmente ao Tribunal de Barcelona (ou quantas vezes o chamarem) e manter uma distância mínima de 1 quilômetro da residência, trabalho ou quaisquer outros lugares por ela frequentados.

Tentativas de pagamento da fiança

Na semana passada, Daniel Alves não conseguiu juntar o valor para a quitação e conforme os prazos se esgotavam, a defesa pleiteava novo adiamento. Chegou a circular na mídia espanhola, por meio do jornal “La Vanguardia”, que Daniel Alves teria recorrido ao pai do jogador Neymar para levantar o valor da fiança, pois seus bens estão bloqueados nas justiças espanhola e brasileira.

Contudo, em publicação contundente, a família do jogador do Al Hilal negou veementemente qualquer ajuda financeira a Daniel Alves, a despeito da amizade de longa data entre os ex-jogadores do Barcelona.