Home Futebol De olho na Sul-Americana, Cruzeiro busca reforços no mercado da bola

De olho na Sul-Americana, Cruzeiro busca reforços no mercado da bola

Raposa só poderá contratar atletas livres no mercado com fim de janela de transferências; saiba mais sobre tal processo

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo
Ronaldo gestor da SAF do Cruzeiro

Ronaldo em evento da SAF do Cruzeiro (Foto: Divulgação/XP Investimentos)

Finalista do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro também terá a Copa Sul-Americana para competir neste momento, com a estreia da Raposa na fase de grupos nos próximos dias. A emergência do certame continental faz com que o time volte a mirar o mercado da bola em busca de reforços, segundo o GE.

PUBLICIDADE

Por conta do fim da janela de transferências do futebol brasileiro, a Raposa só poderá trazer atletas que não estejam vinculados de alguma forma a clubes, além de uma janela ‘extra’ para negociações dentro do futebol nacional que será aberta em abril. Mas isto pode ‘colidir’, segundo o GE, com os prazos de inscrição da Conmebol para os jogos da Sul-Americana.

Os cruzeirenses terão até o dia 29 para inscrever até 50 jogadores de seu elenco que poderão estar à disposição de Nicolás Larcamón para os jogos da competição continental. Dentro isto, também há uma espécie de ‘pré-inscrição’ de, no máximo, cinco atletas que não foram registrados oficialmente na CBF para que possam, posteriormente, jogar o torneio.

PUBLICIDADE

Se inscrever menos do que o máximo de 50 atletas, o Cruzeiro não poderá adicionar mais jogadores na lista, segundo as regras da Conmebol. Apenas a troca de nomes da lista inicial é permitida e é aí que entra uma busca mais forte para a janela do meio do ano, entre julho e setembro.

Jogadores só poderiam ser trocados por eventuais reforços caso a Raposa avance de fase, tanto diretamente para as oitavas (caso feche em primeiro seu grupo) ou para os play-offs (se terminar em segundo). Até cinco atletas da lista inicial poderão ser trocados por reforços entre o fim da fase de grupos e o começo do mata-mata.

Tal durará até as semifinais, mas nesta e nas fase de quartas de final, caso os cruzeirenses sigam avançando na Copa Sul-Americana, são apenas três trocas em cada uma das partes do torneio.