Home Futebol Eliminado do Paulistão, Corinthians pode ficar fora da Copa do Brasil 2025; veja cenários

Eliminado do Paulistão, Corinthians pode ficar fora da Copa do Brasil 2025; veja cenários

Timão já não tem mais chances de se classificar para o mata-mata do estadual, com uma rodada de antecedência

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
Eliminado do Paulistão, Corinthians pode ficar fora da Copa do Brasil 2025; veja cenários

Yuri Alberto em ação pelo Timão (Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Na noite deste sábado (02), o Corinthians foi eliminado de forma precoce do Campeonato Paulista. A eliminação veio após a vitória da Inter de Limeira diante do Ituano. O Timão ficou quatro pontos atrás do segundo colocado do grupo, restando apenas três pontos em disputa.

PUBLICIDADE

E, agora, ficar de fora do mata-mata do estadual tem consequências maiores. O Corinthians não garantiu vaga para a Copa do Brasil 2025 via Paulistão.

Antes, os times grandes já tinham vaga garantida na Copa do Brasil pelo ranking da CBF. Agora, a entidade mudou os critérios de vaga e não há mais a vaga por ranking. Então, o principal jeito de se classificar para a Copa do Brasil é pelo campeonato estadual.

PUBLICIDADE

O que o Corinthians precisa fazer para estar na Copa do Brasil 2025

O Paulistão da cinco vagas para a Copa do Brasil. Para os quatro semifinalistas e mais o melhor colocado que foi eliminado nas quartas de final. E, desta forma, não há mais chance.

O Campeonato Paulista ainda poderia abrir mais três vagas caso Palmeiras, São Paulo e Red Bull Bragantino estejam na próxima Libertadores. Mas, nem assim o Timão conseguiria.

Então, a única forma do Corinthians estar na próxima edição da Copa do Brasil é se classificando para a próxima Libertadores. E, para isso, o clube tem apenas três possibilidades.

PUBLICIDADE

Uma delas é conseguir uma vaga pelo Campeonato Brasileiro. O Brasileirão da vaga para os seis primeiros colocados.

As outras duas são mais difíceis: uma é sendo campeão da Sul-Americana e a outra é sendo campeão da Copa do Brasil deste ano.

Então, basicamente, se o Corinthians não disputar a próxima Libertadores, ele também não disputará a próxima Copa do Brasil. Essa é uma situação parecida com a do Santos no ano passado, que não conseguiu o objetivo e não está na atual edição da competição nacional.