Home Futebol Entenda o que enfraquece a defesa de Gabigol, do Flamengo, após a condenação

Entenda o que enfraquece a defesa de Gabigol, do Flamengo, após a condenação

Camisa 10 rubro-negro foi punido pelo TJD-AD por acusação de tentativa de fraude em exame antidoping

Guilherme Papa
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Editor do Torcedores.com desde maio/2022. Contato: [email protected]
Gabigol, do Flamengo

Gabigol em ação pelo Flamengo no embate contra o São Paulo no Brasileirão Série A 2023 (Wagner Meier/Getty Images)

A preparação do Flamengo para a final do Campeonato Carioca contra o Nova Iguaçu foi marcado por uma “bomba” extracampo. Nesta terça-feira (27), o TJD-AD (Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem) suspendeu Gabigol até abril de 2025, acusando o jogador de tentativa de fraude em exame antidoping.

PUBLICIDADE

O atleta pegou o gancho por conta de um episódio em abril de 2023, no CT rubro-negro. O atacante teria dificultado a realização do teste, demorando a realizar o processo e ignorando as instruções dos profissionais, além de desrespeitar os agentes. Em nota oficial, o clube se disse “surpreso”, alegando entender que “não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada”.

O Flamengo naturalmente apresentará recurso ao CAS (Corte Arbitral do Esporte) para recorrer da decisão. Porém, segundo o jornalista Diogo Dantas, do jornal O Globo, a defesa de Gabigol pode estar “enfraquecida”.

PUBLICIDADE

A informação é que o fato de o camisa 10 ter descumprido os protocolos indicados dentro das instalações do Mengão pode pesar contra o jogador. A diretoria rubro-negra se solidariza com seu camisa 10, mesmo admitindo a má conduta, e não descarta uma suspensão contratual em caso de condenação definitiva.

Gabigol possui vínculo com o clube carioca até o fim de 2024. Com renovação travada desde o ano passado, parece improvável que alguma conversa aconteça após esta nova polêmica.

Mesmo com a situação delicada fora de campo, o atleta foi inscrito na fase de grupos da Libertadores. O Rubro-Negro estreia na competição no dia 02/04, às 19h, quando visita o Millonarios, na Colômbia. O Grupo E também conta com Bolivar, da Bolívia, e Palestino, do Chile.

Sem contar com o atacante, o Flamengo visita o Nova Iguaçu neste sábado (30), às 17h, pelo jogo de ida da final do Carioca. O embate de volta está marcado para o domingo seguinte (07/04), também às 17h. Os dois confrontos serão realizados no Maracanã.

PUBLICIDADE